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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Programa de educação pelo trabalho para a saúde/saúde mental: três experiências da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Authors: Gilsiane Aparecida Ribeiro Braga
First Advisor: Izabel Christina Friche Passos
First Referee: Cassia Beatriz Batista e Silva
Second Referee: Amanda Marcia dos Santos Reinaldo
Abstract: A educação em serviços de saúde é um tema que tem atraído os olhares de estudiosos. O Ministério da Educação e o Ministério da Saúde também não têm se furtado a isso. Há, inclusive, uma Portaria Interministerial (nº 2.118) de 2005 que reaproxima esses dois Ministérios, separados em 1953. Nesta perspectiva, em 2008 foi criado o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) que fomenta grupos de aprendizagem tutorial nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2010, um novo edital temático foi publicado: O PET-Saúde/Saúde Mental/crack/álcool e outras drogas (PET/SM). Diversos projetos foram selecionados pelo Brasil para serem desenvolvidos em 2011 neste Programa a partir deste último edital. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (BH) foram selecionados três projetos. A presente pesquisa qualitativa é um estudo de caso descritivo, a partir de uma análise dos três grupos tutoriais do PET/SM da Região Metropolitana de BH. O objetivo primário da presente pesquisa foi compreender como se deu o processo de formação em serviços de saúde do SUS no PET/SM para os alunos das instituições de ensino superior que participaram do Programa na Região Metropolitana de BH, entre abril de 2011 e março de 2012, a partir da percepção dos próprios alunos. Os objetivos secundários foram: 1) discutir, a partir de documentos oficiais, a política de formação para o SUS na gestão do Governo Lula (2003-2010), privilegiando o PET-Saúde; 2) entender quais foram os obstáculos encontrados pelos discentes para atender à realidade do SUS/Saúde Mental (SUS/SM), confrontando a experiência no Programa com as grades curriculares dos cursos envolvidos no PET/SM; 3) analisar a inserção dos alunos no PET/SM, buscando verificar de que maneira eles próprios viram e vivenciaram o Programa e se a experiência teve, de alguma forma, impacto em sua formação. A coleta de dados aconteceu a partir da leitura dos projetos e dos relatórios finais enviados ao Ministério da Saúde e de entrevistas aos tutores dos referidos projetos. Posteriormente, entrevistamos três alunos de cada projeto, além de um aluno de cada grupo tutorial que abandonara o Programa, mas que tinha permanecido nele por pelo menos quatro meses. O exame do material coletado foi a partir da análise de conteúdo. A autora desta pesquisa é psicóloga do Município de Betim/MG e lá foi preceptora de alunos do PET/SM em 2011. Tais alunos e o tutor do PET/SM dessa cidade também foram entrevistados. Este foi um dos aspectos a que a pesquisadora precisou de ficar atenta neste trabalho. Desta forma, autores como Lourau (1993) e Monceau (2008) contribuíram para a análise da implicação da pesquisadora durante todo o trabalho de coleta e de análise de dados. Uma das contribuições desta pesquisa foi perceber que apesar dos desencontros entre os gestores da educação e os da saúde e das dificuldades, em determinados momentos, de trabalhadores sobrecarregados com a grande demanda, os alunos puderam participar dos espaços de prática dos serviços do SUS municipal como mais um e puderam usufruir disso, levando esta experiência ímpar para a sua vida profissional.
Abstract: Education in health care is a topic that has attracted many researches. The Ministry of Education and Ministry of Health also have not realized it. There is even an Interministerial Ordinance (nº 2118) 2005 reapproaches these two Ministries, separated in 1953. In 2008 it was created the Education Program for Health at Work (PET-Health), which promotes learning groups in tutorial services of the Unified Health System (SUS). In 2010 a new theme edict was issued: PET-Health/Mental Healfth/crack/alcohol and other drugs (PET/SM). Several projects were selected by Brazil in 2011 to be developed in this Program from the latter edict. In the Metropolitan Region of Belo Horizonte (BH) were selected three projects. This qualitative research is a descriptive case study from a analysis of the three tutorial groups of PET/SM in the Metropolitan Area of Belo Horizonte. The primary objective of this research was to understand how was the process of training in health services in the SUS in PET/SM for students of higher education institutions that participated in the Program in the Metropolitan Region of Belo Horizonte, between April 2011 and March 2012, from the perceptions of the students. The secondary objectives were: 1) discuss, from official documents, the training politics for the SUS in managing of the Lula Government (2003- 2010), focusing on PET-Health; 2) understand what were the obstacles encountered by students to meet the reality of SUS/Mental Health (SUS/SM), comparing the experience of the Program with the curriculum of the courses involved in PET/SM; 3) analyze the introduction of students in the PET/SM, seeking how they saw and noted the Program, still checking that experience impacted in some way in their training. Data collection took place from reading the projects and final reports to the Ministry of Health and interviews with tutors of these projects. Subsequently, interviewed three students of each project, and one student from each tutorial group that has left the Program, but it has remained the same for at least four months. The examination of the material collected was from the content analysis. The author of this research is a psychologist in the City of Betim/MG and there was preceptress students PET/SM in 2011. These students and the tutor of PET/SM from this City were also interviewed. This was one of the aspects that the researcher had to be careful in this work. Thus, authors as Lourau (1993) and Monceau (2008) contributed to the analysis of the implication of the researcher throughout the work of collecting and analyzing data. One of the contributions of this research was to realize that despite the disagreements between managers of education and health and difficulties at certain times of overloaded workers with high demand, the students could participate in the practice areas of municipal services such as SUS and could take advantage of it, taking this unique experience for your professional life.
Subject: Trabalho
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Brasil)
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9U5K5F
Issue Date: 29-Aug-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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