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dc.contributor.advisor1Silvania Sousa Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee1Ana Paula Bosslerpt_BR
dc.contributor.referee2Nair Prata Moreira Martinspt_BR
dc.contributor.referee3Pablo Luiz de Oliveira Limapt_BR
dc.contributor.referee4Tarcisio Mauro Vagopt_BR
dc.creatorGreciene Lopes dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T15:43:26Z-
dc.date.available2019-08-10T15:43:26Z-
dc.date.issued2014-07-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9URQXC-
dc.description.abstractIn this paper, we draw similarities between the areas of education, communication, museum and heritage. The search has two aims; the first one is to analyse the radio emition of Programa: Papo de criança1, from Museu Casa Guignard (1994-1996). To do so, we raise its caracteristics in relation to its organization, content and actors, identifying the different speeches that were present on its construction. The second is whether it is possible to establish a communicative contract based on heritage education during a radio program produced by an art museum. The presented results affirm that the program Papo de Criança has specific indicators of radio support; it was an educational program, has developed a role on the promotion and dissemination of the cultural heritage from Ouro Preto. The contract of communication established between the producers and listeners bolstered up on heritage education, and promoted the linear unpacking of themes; privileged the voice of the expert in full-time programs. Moreover, the cultural heritage from Ouro Preto was the main theme on discussion. The museum was seen as an inseparable part of the city of Ouro Preto, being known as the place of knowledge and doing. Thus, the listener was asked to reflect on their culture and heritage, assuming that, to preserve it, it takes involvement and knowledge.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho traçamos aproximações entre as áreas de educação, comunicação, museu e patrimônio. A pesquisa tem dois objetivos, o primeiro de analisar a emissão radiofônica do Programa: Papo de criança do Museu Casa Guignard (1994-1996). Para tanto, levantamos suas características em relação a sua organização, conteúdos e atores, identificando os diferentes discursos que estavam presentes nessa construção. Já o segundo, é de saber se é possível estabelecer um contrato comunicativo com base na educação patrimonial durante um programa de rádio produzido por um museu de arte. Os resultados apresentados afirmam que o programa Papo de Criança possui indicadores específicos do suporte radiofônico, foi um programa educativo, trabalhou na promoção e na divulgação do patrimônio cultural de Ouro Preto. O contrato de comunicação estabelecido entre os produtores e os ouvintes amparou-se na educação patrimonial e promoveu o desempacotamento linear de temas, privilegiou a voz do expert na totalidade de tempo dos programas. Além disso e o patrimônio cultural de Ouro Preto era o tema central das discussões. O museu foi visto como sendo o lugar do saber e do fazer. Assim, o ouvinte foi convidado a refletir sobre sua cultura e seu patrimônio, assumindo que, para preservá-lo, é preciso participação e conhecimento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectAção educativapt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherRadio na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMuseus Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.titlePapo de criança: um encontro para além do museupt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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