Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9UVNVW
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O processo de identificação e laço social em adolescentes que cumpriram a medida socioeducativa de semiliberdade
Authors: Marina da Cunha Pinto Colares
First Advisor: Ana Lydia Bezerra Santiago
First Referee: Ludmilla Feres Faria
Second Referee: Raquel Martins de Assis
Abstract: A pesquisa tem por objetivo geral analisar, por meio das entrevistas clínicas de orientação psicanalítica, a identificação e a construção do laço social em adolescentes que concluíram a medida socioeducativa de semiliberdade. Como objetivos específicos limitam-se: delimitar conceitualmente a identificação e o laço social a partir da teoria da psicanálise lacaniana; analisar a identificação e o laço social dos jovens antes de cumprirem a medida socioeducativa de semiliberdade, durante e após o seu desligamento; verificar quais aspectos, da medida de semiliberdade, favorece o laço social. Para tanto se utilizou como metodologia de pesquisa qualitativa e entrevistas semiestruturadas. As análises foram feitas a partir da leitura da psicanálise. A pesquisa revelou que os jovens envolvidos com a criminalidade estão em des-inserção social e que a medida de semiliberdade favoreceu a inserção dos jovens no laço social. Com relação à identificação verificou-se que há o predomínio da identificação imaginária no momento em que os jovens estão envolvidos com a criminalidade e há a ascendência da identificação simbólica quando os jovens não estão envolvidos com a criminalidade.
Abstract: The research had the main objective, to analyze through clinical interviews psychotherapy, the identification and the framing of the social bond in adolescents who completed the measure socio educative of semi liberty. Specific objectives are limited to: define conceptually the identification and the social bond from the theory of the Lacanian psychoanalysis; analyze the identification and the social bond of youth before the completion of the measure socio educative of semi liberty, during and after their departure; determine which aspects of the measure of semi liberty favors the social bond. For that, we used as a qualitative research methodology and semistructured interviews. Analyzes were made from the reading of psychoanalysis. The research revealed that young people involved in crime, are social dis-integration and the measure of semi liberty favored the inclusion of youth in social bond. With regard to identification it was found that there is a predominance of imaginary identification at the time when young people are involved in crime and there is predominance of the symbolic identification when young people are not involved with the crime.
Subject: Jovens desajustados sociais Educação
Psicanalise do adolescente
Sociabilidade
Assistencia a menores
Delinquencia juvenil
Reabilitação de delinquentes juvenis
Educação
Educação do adolescente
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9UVNVW
Issue Date: 28-Aug-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_revisada_e_formatada3.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.