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dc.contributor.advisor1Gercina Angela Borem de Oliveira Limapt_BR
dc.contributor.referee1Ivo Pierozzi Júniorpt_BR
dc.contributor.referee2Wladmir Cardoso Brandãopt_BR
dc.contributor.referee3Renata Maria Abrantes Baracho Portopt_BR
dc.contributor.referee4Mauricio Barcellos Almeidapt_BR
dc.creatorLeonardo Lacerda Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T03:05:18Z-
dc.date.available2019-08-13T03:05:18Z-
dc.date.issued2014-11-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9V4N6D-
dc.description.abstractWe hypothesise that information organisation based on faceted classification is useful to improve enterprise information retrieval systems. The existence of similar facets in documents from different companies and the known adaptability of facet organisation strengthen this hypothesis. We refer this work to the automated classification and indexing on large amounts of text files. This work is descriptive, applied, and experimental. It aimed to expose the main characteristics of the enterprise information, proposing a tentative generalisation to the enterprise domain and presenting some facets we can use to organise it and to support better information retrieval. It applied facet analysis to two enterprise collections and evaluated the resulting faceted classification. Terms were selected from documents and queries. We found twelve common categories and the distribution of document subjects across the categories presents strong positive correlation by the Spearmans rank correlation. Then, we obtained ten user queries and we adopted them to validate the found categories. We also used the Enterprise track of Text Retrieval Conference and its previous results as a Cranfield-like evaluation. The automated prototype used spatial, temporal, document and social characteristics. Thus, our empirical evaluation improved the information retrieval with no external dependency like Wikipedia or metasearch engines. The facet analysis was useful for comparing the companies with no desire to expose their information. The method can guide and stimulate future work and other companies can become more willing to take part in a research study.pt_BR
dc.description.resumoOrganização de informação usando classificação facetada é útil para melhorar a indexação de documentos e a construção de sistemas de recuperação de informação corporativa. Essa hipótese baseia-se na evidência de facetas comuns a documentos de diferentes empresas e na flexibilidade da organização facetada. Entretanto, a classificação e indexação automáticas de um grande volume de documentos representam importantes obstáculos e nossa principal motivação. A pesquisa é descritiva, aplicada e experimental e tenta responder sobre a existência de características comuns a documentos do domínio corporativo e a possibilidade de indexação facetada automática. Duas coleções são usadas para avaliação, uma pública e outra particular. Os termos usados por autores de documentos foram obtidos através de documentos e expressões de busca. Foi empreendida uma análise preliminar do domínio corporativo, pela qual foram descobertas 12 categorias comuns e facetas úteis para o contexto de cada coleção de avaliação. A distribuição de assuntos em categorias apresentou alta correlação positiva usando o coeficiente de correlação de Spearman. Dez expressões de busca de usuários foram avaliadas no contexto da coleção particular e validaram as 12 categorias comuns. A avaliação empírica da trilha Enterprise da Text Retrieval Conference foi executada e os métodos de indexação, classificação e recuperação automáticos de informação facetada melhoraram a eficiência da recuperação sem fazer uso de serviços externos, como Wikipedia e metabuscadores, e sem fazer uso de estruturas hipertextuais presentes nos documentos da amostra. A avaliação empírica utilizou-se principalmente das características espaciais, temporais, de documento e de pessoal. A técnica de análise facetada mostrou-se promissora para os métodos de análise e comparação de coleções corporativas sem que dados puros sejam expostos a terceiros. A tese aponta direções de pesquisa para o uso dos métodos em outras coleções, para aperfeiçoamentos da organização da informação facetada, e para novas aplicações dos métodos também em outros domínios.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise facetadapt_BR
dc.subjectRecuperação de informaçãopt_BR
dc.subjectInformação corporativapt_BR
dc.subjectAnálise de domíniopt_BR
dc.subject.otherClassificação facetadapt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherOrganização da informaçãopt_BR
dc.subject.otherSistemas de recuperação da informaçãopt_BR
dc.titleProjeto de sistemas de recuperação de informação corporativa: uma abordagem de análise de domínio baseada na análise facetadapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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