Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VEPXJ
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma disciplina do curso deespecialização em ensino de ciências por investigação
Autor(es): Santer Alvares de Matos
primer Tutor: Carmen Maria De Caro Martins
Resumen: Pesquisas empíricas têm reforçando a importância da inserção de discussões que possibilitem reflexões sobre o ensino de Ciências na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação docente. Tais pesquisas também apontam que reflexões CTS ainda ocupam incipiente espaço no processo de formação de professores. Contraponto a essa perspectiva, o Curso de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), ofertado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática, possui a disciplina Ensino de Ciências na Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade I, com o objetivo de discutir uma abordagem curricular orientada pela relação Ciência, Tecnologia e Sociedade. A presente pesquisa investigou as abordagens Ciências, Tecnologia e Sociedade presentes nas tarefas da disciplina CTS I, a partir de uma matriz para a abordagem CTS, contribuindo com o escopo das pesquisas na área. A disciplina CTS I ocorre em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, o qual foi utilizado como instrumento de produção de dados. Do ponto de vista teórico-metodológico a presente pesquisa se sustentou na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade e nas análises da Dinâmica Discursiva e das Redes Sociais. A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade possibilitou a leitura dos dados por meio de uma matriz CTS. As metodologias analíticas da Dinâmica Discursiva e das Redes Sociais possibilitaram qualificar a análise das interações discursivas no fórum de discussão ocorrido na disciplina. A matriz utilizada possibilitou a compreensão das abordagens CTS presentes nas tarefas da disciplina CTS I. A matriz também permitiu a análise das abordagens CTS em um contexto diferente da qual foi criada, ampliando seu contexto analítico. No fórum de discussão, a ação da tutora mostrouse centralizadora e marcada pelo discurso interativo e de autoridade. Nas considerações finais foram apresentadas contribuições da pesquisa para a disciplina CTS I e para o campo de pesquisa de Educação em Ciências, além de apresentar potenciais questões para futuras pesquisas.
Abstract: Empirical studies have reinforced the importance of the inclusion of discussions that enable reflections on teaching approach in Science, Technology and Society (STS) in teacher education. These studies also indicate that reflections STS still occupy incipient space in the teacher training process. Counterpoint to this perspective, the Graduation Course in Inquiry-based Science Education (ENCI), offered by the Center for Science and Mathematics Teaching, has the subject "Science Teaching Approach in Science, Technology and Society I," with the goal of "discuss a curriculum-driven approach regarding Science, Technology and Society". The present research investigated the approaches of Science, Technology and Society currently in the subject STS I, contributing to the scope of research in the area. The subject STS I occurs in a Virtual Learning Environment, which was used as a production database. From a theoretical-methodological perspective this research was sustained in the sociology of scientific knowledge and analytical methodology of discursive dynamics. The sociology of scientific knowledge allowed the analysis approach of Science, Technology and Society and the expanding use of an analytical matrix for STS approach proposed in another research context. The analytical methodologies discursive dynamics and social networking enabled qualification analysis of discursive interactions on the discussion that occurred in the subject. The matrix used allowed us to understand the approaches present in the STS tasks of subject STS I. The matrix also allowed the analysis of the STS approach in a different context from which it was created, expanding its analytical context. In the discussion forum, the action of the tutor showed up and marked by centralization of authority discourse. The final considerations for research contributions on the subject STS I and the research field of Sciences Education were presented, and exhibit potential issues for future research.
Asunto: Professores Formação
Tecnologia
Educação
Ciencia Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VEPXJ
Fecha del documento: 29-oct-2014
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_santer.pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.