Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VFMVK
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação permanente no cotidiano do serviço de atendimento móvel de urgência: uma revisão integrativa da literatura
Authors: Ana Flavia Figueiredo Ribeiro
First Advisor: Fernando Ribeiro Andrade
First Referee: Sonia Maria Nunes Viana
Second Referee: Vanessa Patrocínio de Oliveira
Third Referee: Cinara Hollerbach
Abstract: Neste trabalho objetivou-se conhecer publicações científicas sobre a Educação Permanente praticada nos NEU-NEP do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU, sendo este um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências PNAU. Realizou-se uma revisão integrativa com busca nas bases de dados LILACS, SciELO e MEDLINE no período de junho e julho de 2013. A amostra compreendeu 244 artigos, desses apenas quatro atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. As especificações de cada um dos artigos selecionados foram expostas em um quadro sinóptico. Constatou-se baixo número de produções, artigos de origem brasileira e evidenciou-se que a educação permanente oferecida pelo NEU-NEP deve estimular a capacitação e aprimoramento das equipes em urgências e emergências sempre levando em conta os processos de trabalho no qual estão inseridos os trabalhadores de APH. A inclusão da educação permanente dentro da carga horária é considerada um ponto importante para a efetivação deste tipo de ensino.
Abstract: This study aimed to know scientific publications on Education Permanent practiced in NEUs - NEPs and Service Mobile Emergency - SAMU , which is a component of the National Emergency Care - PNAU . We conducted an integrative review with search in the databases LILACS and MEDLINE from June and July 2013. The sample consisted of 244 articles, only four of these met the criteria for inclusion and exclusion. The specifications of each of the selected articles were exhibited in a summary table. Observed limited number of productions, articles of Brazilian origin. It became clear that continuing education offered by NEU and NEP should encourage training and improvement teams in emergencies and always taking into account the work processes in which they are inserted workers APH. The inclusion of continuing education within the workload and is considered an important point for the effectiveness of this type of education.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VFMVK
Issue Date: 14-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ufmg_vers_o__final_2.pdf177.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.