Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQFYP
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveirapt_BR
dc.creatorRosana Mara Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T18:38:13Z-
dc.date.available2019-08-12T18:38:13Z-
dc.date.issued2015-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQFYP-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância do Projeto Político Pedagógico no contexto escolar e tem como parâmetro de estudo o PPP da Escola Estadual José Bonifácio, localizada no município de Poço Fundo. Pondera ainda o modo como ocorre a participação dos pais e da comunidade em relação à escola e a elaboração e efetivação do PPP. A fundamentação do estudo aqui sugerido procura uma compreensão mais abrangente desta temática. Além de refletir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico proposto durante o curso. Compreendendo a escola como espaço participativo em que todos os envolvidos devem ser considerados no processo educativo de modo a participarem diretamente na elaboração ou reelaboração do PPP, o qual deve ter como objetivo a promoção de ações que fortaleça a importância da parceria entre escola e família para o desenvolvimento integral do aluno beneficiando a participação da família na escola. Neste sentido, foi realizado um estudo bibliográfico contemplando temas com a interação entre a família e a escola, Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática. Como resultado e à luz do referencial teórico analisado, pretende-se contribuir com reflexões a partir da adoção de um novo modelo de gestão educacional pautado na democracia, autonomia e participação dos atores educacionais em prol de uma educação equitativa e de qualidade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão participativapt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherEducação Participação dos paispt_BR
dc.subject.otherEscolas Gestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherLar e escolapt_BR
dc.titleGestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifáciopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.