Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQFYP
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Rosana Mara Gonçalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T18:38:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T18:38:13Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQFYP | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a importância do Projeto Político Pedagógico no contexto escolar e tem como parâmetro de estudo o PPP da Escola Estadual José Bonifácio, localizada no município de Poço Fundo. Pondera ainda o modo como ocorre a participação dos pais e da comunidade em relação à escola e a elaboração e efetivação do PPP. A fundamentação do estudo aqui sugerido procura uma compreensão mais abrangente desta temática. Além de refletir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico proposto durante o curso. Compreendendo a escola como espaço participativo em que todos os envolvidos devem ser considerados no processo educativo de modo a participarem diretamente na elaboração ou reelaboração do PPP, o qual deve ter como objetivo a promoção de ações que fortaleça a importância da parceria entre escola e família para o desenvolvimento integral do aluno beneficiando a participação da família na escola. Neste sentido, foi realizado um estudo bibliográfico contemplando temas com a interação entre a família e a escola, Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática. Como resultado e à luz do referencial teórico analisado, pretende-se contribuir com reflexões a partir da adoção de um novo modelo de gestão educacional pautado na democracia, autonomia e participação dos atores educacionais em prol de uma educação equitativa e de qualidade. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão participativa | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Lar e escola | pt_BR |
dc.title | Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.