Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQGEB
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A realidade da educação inclusiva nas escolas públicas |
Authors: | Tania Aparecida de Souza |
First Advisor: | Maria Angelica Araujo Ribeiro |
Abstract: | Este trabalho trata-se do tema educação inclusiva nas escolas públicas sob o aspecto da inserção e da inclusão social de uma criança autista na Escola Estadual Helena Guerra, procurando evidenciar o quanto é importante reconhecer antes de tudo o aluno como pessoa que deve ter seus direitos resguardados. Os objetivos são analisar aspectos da integração e inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais, discriminadas e/ou excluídas de alguma forma nas salas de aula. Por ser um tema polêmico e envolver a sociedade de modo geral, temos como objetivo determinar onde começam as maiores dificuldades de compreensão da inclusão social. Entretanto para atingir o ideal da inclusão social, onde todos tenham direito a educação sem distinção, é preciso que a escola e todos os envolvidos estejam preparados e queiram a inclusão como processo fundamental para a melhoria da qualidade de vida com a participação de todos, desta maneira o sucesso e o fracasso será responsabilidade de todos. |
Subject: | Educação inclusiva Educação especial Inclusão em educação Escolas Organização e administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQGEB |
Issue Date: | 21-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tania_aparecida_de_souza_turma_3_aprovado.pdf | 220.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.