Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRGPV
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente |
Autor(es): | Valéria Masumi Yukawa Yoshinaga |
Primeiro Orientador: | Adriana Andrade Gonçalves |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise sobre as avaliações externas e as estratégias para melhoria da qualidade da educação básica, assim como as notas do SIMAVE e IDEB dos anos 2009 a 2013, considerando também as evidencias apresentadas no projeto político pedagógico da E. E. Irmã Raimunda Marques as quais foram responsáveis para melhoria da aprendizagem dos alunos. O objetivo desse trabalho é explicitar que a análise consciente dos resultados das avaliações externas pela comunidade escolar faz a diferença na aprendizagem dos alunos e consequentemente a melhoria da qualidade da educação . Para a fundamentação teórica elencou-se autores como Luiz Carlos Novaes, Ângelo Ricardo Souza et al, Cipriano Luckesi, Sandra M. Zákia L. Sousa e Cristiane Machado. O envolvimento dos servidores como da comunidade foi fator decisivo para o sucesso da escola. As estratégias pontuadas conforme os resultados das avaliações externas corroboraram na elevação do IDEB, como os níveis de apreensão do conhecimento da Escola Estadual Irmã Raimunda Marques em 2013. |
Assunto: | Planejamento educacional Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRGPV |
Data do documento: | 21-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
luciano_oliveira.pdf | 713.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.