Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRGPV
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Qualidade da educação através dos resultados das avaliações externas: análise consciente
Autor(es): Valéria Masumi Yukawa Yoshinaga
Primeiro Orientador: Adriana Andrade Gonçalves
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise sobre as avaliações externas e as estratégias para melhoria da qualidade da educação básica, assim como as notas do SIMAVE e IDEB dos anos 2009 a 2013, considerando também as evidencias apresentadas no projeto político pedagógico da E. E. Irmã Raimunda Marques as quais foram responsáveis para melhoria da aprendizagem dos alunos. O objetivo desse trabalho é explicitar que a análise consciente dos resultados das avaliações externas pela comunidade escolar faz a diferença na aprendizagem dos alunos e consequentemente a melhoria da qualidade da educação . Para a fundamentação teórica elencou-se autores como Luiz Carlos Novaes, Ângelo Ricardo Souza et al, Cipriano Luckesi, Sandra M. Zákia L. Sousa e Cristiane Machado. O envolvimento dos servidores como da comunidade foi fator decisivo para o sucesso da escola. As estratégias pontuadas conforme os resultados das avaliações externas corroboraram na elevação do IDEB, como os níveis de apreensão do conhecimento da Escola Estadual Irmã Raimunda Marques em 2013.
Assunto: Planejamento educacional 
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRGPV
Data do documento: 21-Mar-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciano_oliveira.pdf713.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.