Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJ26
Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliação: processo contínuo e paralelo ou mera classificação
Authors: Solange Conceição Martins Ferreira
First Advisor: Adriana Andrade Gonçalves
Abstract: O presente trabalho visa averiguar o processo de avaliação e a aplicabilidade de suas diferentes modalidades, em especial a avaliação formativa, que deveria ser a mola mestra entre todas as avaliações na Escola Estadual Virgílio de Melo Franco, Unaí/MG. Ao invés disso, se vê como rotina engessada apenas a avaliação somativa, deixando um vácuo entre os objetivos a serem atingidos e os que realmente se obtém. O Projeto Político Pedagógico da escola, os resultados das avaliações externas e internas, bem como teóricos que discutem o tema, tais como, Luckesi e Perrenoud, dentre outros de grande relevância, embasaram este trabalho. Em consonância com o tema abordado ficou evidente ser preciso uma nova visão para cada mestre ao avaliar, pois a avaliação não é e nem poderá ser utilizada apenas para classificar os alunos da escola regular, como se todos estivessem em um concurso com poucas vagas. Ela precisa ser antes de tudo, uma ferramenta de apoio, servindo para tomar medidas de intervenção pedagógica. Além disso, discutiu-se sobre a importância da gestão democrática da escola visando garantir que medidas de intervenção pedagógica possam ajudar a todos a identificar os entraves e, principalmente na busca de melhorias gerais para a instituição.
Subject: Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
Alunos Avaliação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJ26
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
solange_concei__o.pdf459.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.