Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJGW
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lidiane Xavier de Fariapt_BR
dc.creatorSônia Aparecida de Fariapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T03:41:48Z-
dc.date.available2019-08-14T03:41:48Z-
dc.date.issued2015-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJGW-
dc.description.resumoO presente trabalho discute a importância dada ao tema movimento e Psicomotricidade, no Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil Santo Antônio. Sabendo que o corpo é um dos meios de comunicação do indivíduo com o mundo e que a função motora não está isolada, mas faz parte de um conjunto que reúne também aspectos afetivos e intelectuais. A psicomotricidade surge, então, como uma ciência voltada para estimular e reeducar as estruturas que regulam gestos e movimentos, numa proposta de ações integradas que levam em conta uma abordagem global da criança e seu desenvolvimento neuro-psicomotor. Os estudos sobre Psicomotricidade estão ajudando a Pedagogia a renovar-se e a definir princípios para o ensino. Nesse sentido, buscou-se analisar a influência que a Psicomotricidade exerce em relação ao aprendizado da criança em sala de aula. Para tanto tentou-se verificar as possíveis relações entre a Psicomotricidade e a aprendizagem do educando e conhecer os mecanismos que auxiliem a criança no seu desenvolvimento global contemplando aspectos afetivo, motor e cognitivo. Usar a educação psicomotora como estratégia de intervenção pedagógica é de fundamental importância, pois ao mesmo tempo em que procura educar o movimento desenvolve as funções da inteligência. Cabe ao professor conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor da criança, características das faixas etárias, necessidades e interesses, podendo assim planejar melhor suas ações, mantendo-se preocupado com o desenvolvimento integral da criança e com a educação como um todo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subject.otherPsicologia do movimentopt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherCapacidade motorapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.titlePsicomotricidade: educação infantil e alfabetizaçãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc___s_nia_aparecida_de_faria_resende___turma_08.pdf521.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.