Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJGW
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lidiane Xavier de Faria | pt_BR |
dc.creator | Sônia Aparecida de Faria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T03:41:48Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T03:41:48Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJGW | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho discute a importância dada ao tema movimento e Psicomotricidade, no Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil Santo Antônio. Sabendo que o corpo é um dos meios de comunicação do indivíduo com o mundo e que a função motora não está isolada, mas faz parte de um conjunto que reúne também aspectos afetivos e intelectuais. A psicomotricidade surge, então, como uma ciência voltada para estimular e reeducar as estruturas que regulam gestos e movimentos, numa proposta de ações integradas que levam em conta uma abordagem global da criança e seu desenvolvimento neuro-psicomotor. Os estudos sobre Psicomotricidade estão ajudando a Pedagogia a renovar-se e a definir princípios para o ensino. Nesse sentido, buscou-se analisar a influência que a Psicomotricidade exerce em relação ao aprendizado da criança em sala de aula. Para tanto tentou-se verificar as possíveis relações entre a Psicomotricidade e a aprendizagem do educando e conhecer os mecanismos que auxiliem a criança no seu desenvolvimento global contemplando aspectos afetivo, motor e cognitivo. Usar a educação psicomotora como estratégia de intervenção pedagógica é de fundamental importância, pois ao mesmo tempo em que procura educar o movimento desenvolve as funções da inteligência. Cabe ao professor conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor da criança, características das faixas etárias, necessidades e interesses, podendo assim planejar melhor suas ações, mantendo-se preocupado com o desenvolvimento integral da criança e com a educação como um todo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia do movimento | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Capacidade motora | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Psicomotricidade: educação infantil e alfabetização | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc___s_nia_aparecida_de_faria_resende___turma_08.pdf | 521.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.