Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2HYM
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Atividades experimentais sobre a água em livros didáticos: uma análise sob a ótica da investigação
Autor(es): Ceci Heliodora Marins da Silva
Primeiro Orientador: Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
Resumo: As atividades experimentais nas aulas de Ciências são estratégias de ensino muito utilizadas pelos professores visando sempre um melhor aprendizado do conteúdo. Elas podem ser realizadas nas aulas de ciências com abordagens diferentes como demonstração, verificação e investigação, contribuindo assim de forma diferenciada para a aquisição de habilidades no processo ensino-aprendizagem. O livro didático como recurso pedagógico apresenta propostas de atividades experimentais que usualmente são utilizadas pelos professores em sala de aula, porém, nem sempre a forma como elas são estruturadas colaboram para que os alunos alcancem habilidades voltadas para sua autonomia, pois prevalecem nas mesmas concepções de um ensino ainda na forma tradicional. Sendo assim, o presente trabalho objetivou identificar e analisar as atividades experimentais propostas em cinco livros didáticos de ciências do 6º ano sobre o tema água embasado no referencial teórico e objetivos específicos da pesquisa.
Assunto: Ciclo hidrologico 
Aprendizagem experimental
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Educação Ambiental
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2HYM
Data do documento: 6-Dez-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

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