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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2HYM
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Atividades experimentais sobre a água em livros didáticos: uma análise sob a ótica da investigação |
Autor(es): | Ceci Heliodora Marins da Silva |
Primeiro Orientador: | Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves |
Resumo: | As atividades experimentais nas aulas de Ciências são estratégias de ensino muito utilizadas pelos professores visando sempre um melhor aprendizado do conteúdo. Elas podem ser realizadas nas aulas de ciências com abordagens diferentes como demonstração, verificação e investigação, contribuindo assim de forma diferenciada para a aquisição de habilidades no processo ensino-aprendizagem. O livro didático como recurso pedagógico apresenta propostas de atividades experimentais que usualmente são utilizadas pelos professores em sala de aula, porém, nem sempre a forma como elas são estruturadas colaboram para que os alunos alcancem habilidades voltadas para sua autonomia, pois prevalecem nas mesmas concepções de um ensino ainda na forma tradicional. Sendo assim, o presente trabalho objetivou identificar e analisar as atividades experimentais propostas em cinco livros didáticos de ciências do 6º ano sobre o tema água embasado no referencial teórico e objetivos específicos da pesquisa. |
Assunto: | Ciclo hidrologico Aprendizagem experimental Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Educação Ambiental |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2HYM |
Data do documento: | 6-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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