Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3YFKD
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Licenciandas como professoras no estágio: qual referência de Matemática?
Autor(es): Neuraci Dias Amaral
Primeiro Orientador: Samira Zaidan
Primeiro membro da banca : Maria Manuela Martins Soares David
Segundo membro da banca: Maria Laura Magalhaes Gomes
Resumo: Este trabalho é norteado pela seguinte indagação: como os licenciandos em Matemática têm abordado os conhecimentos durante o estágio curricular e que relações fazem com elementos de sua própria formação? Definimos como principais objetivos: compreender e analisar as práticas dos licenciandos ao tratar os conhecimentos matemáticos e conhecer seus pontos de vista acerca dessas práticas, relacionando-os aos processos formativos adquiridos até então. Foram acompanhadas as atividades da disciplina Análise da Prática Pedagógica (APP), durante o estágio de uma turma formada por alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFMG, turno diurno, sendo consideradas as atuações de quatro licenciandas em turmas de quarto e oitavo anos de uma escola da rede federal de ensino, em Belo Horizonte (MG). A investigação de campo deu-se mediante a observação das atividades vivenciadas na disciplina APP - Estágio e na escola básica, seguida por realização de entrevistas. No quarto ano do Ensino Fundamental identificamos que as licenciandas desenvolveram práticas pedagógicas com intencionalidade de ensinar com compreensão e sentido mediante diálogos direcionados e linguagem acessível à idade dos alunos; partiram inicialmente de conteúdos já estudados e de relações com outros conhecimentos extraescolares; evidenciaram preocupações em utilizar materiais concretos para auxiliar o entendimento do conteúdo antes de formalizá-lo, sob o olhar e orientação da Supervisora. No oitavo ano, as licenciandas optaram por não apresentar o conhecimento de maneira transmissiva e estruturada, mas convidando os alunos a dialogar, explorar, deduzir e descobrir" novos conhecimentos; buscaram problematizar determinadas questões apresentadas pelos alunos sobre os conhecimentos matemáticos, não lhes oferecendo as respostas prontas e acabadas, mas levando-os a refletir, perceber e construir uma resposta com o seu auxílio. Identificamos que as licenciandas nutriram-se em vários elementos formativos do curso, especificamente no contato com os conhecimentos adquiridos em disciplinas do campo das práticas do currículo da Licenciatura; em experiências com projeto de extensão; em atividades desenvolvidas na iniciação científica; são percepções, concepções e escolhas próprias quanto ao ensino-aprendizagem da Matemática Escolar (MOREIRA; DAVID, 2010). Não ficaram evidenciados nas entrevistas, contatos e observações, quais os entendimentos que possuíam do papel desempenhado pelas disciplinas específicas de conteúdo matemático formal que tiveram na Licenciatura. No entanto, revelaram algumas lacunas da formação inicial, especialmente pela falta de estudos e orientações sobre certos conteúdos essenciais da matemática a serem ensinados na escola.
Abstract: This work is guided by the following question: how undergraduates in mathematics have approached knowledge during the traineeship and which connections do they make with elements of their own academic background? We define the following main objectives: to understand and analyze the practices of undergraduates when dealing with mathematical knowledge and to know their views on these practices, relating them to the training processes acquired so far. The activities of the academic subject named Analysis of Teaching Practice (APP) were followed during the traineeship of a group formed by mathematics students from the UFMG, day shift; it was took into account the productions of four students of this group from the fourth and eighth years at a school of the federal educational network in Belo Horizonte (MG). The field research took place through the observation of activities experienced in the APP discipline - Traineeship and elementary school, followed by a submission of interviews. On the fourth year of elementary school, it was identified that the undergraduates developed pedagogical practices intending to teach with understanding and meaning through targeted dialogues and accessible language according to the students age; they started initially through the contents already studied and the connections with other extracurricular knowledge; they showed concerns in using concrete materials to help the understanding of the content before formalizing it under the eye and guidance of their Supervisor. In the eighth grade, the undergraduates chose not to present the knowledge in a transmissive and structured way, but inviting the students to discuss, explore, deduct and "discover" new knowledge; they sought to discuss certain issues presented by the students of mathematical knowledge, not offering them the straight forward and finished answers, but getting them to think, perceive and construct a response with their aid. It was identified that the undergraduates nurtured in various formative elements of the academic course, specifically in contact with acquired knowledge in disciplines of the field of "practice" from the undergraduate's curriculum, in experiments through extension programs, in activities in scientific research, they are perceptions, concepts and own choices about the teaching and learning of mathematics (MOREIRA; DAVID, 2010). It was not evidenced in the interviews, contacts and observations, which understanding they had of the role of specific disciplines of formal mathematical content from their undergraduate degree. However, it was revealed some gaps in the initial training, especially the lack of studies and guidelines on key contents of mathematics to be taught in school.
Assunto: Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3YFKD
Data do documento: 29-Mai-2015
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