Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3YG3X
Type: Dissertação de Mestrado
Title: É tudo no dedão!: constrangimentos vividos por adultos em processo de alfabetização
Authors: Andreia Luciane Sol Souza
First Advisor: Leoncio Jose Gomes Soares
First Referee: Analise de Jesus da Silva
Second Referee: Iza Rodrigues da Luz
Third Referee: Miguel Gonzalez Arroyo
metadata.dc.contributor.referee4: Eliane Ribeiro Andrade
Abstract: Esta pesquisa desenvolveu-se junto a três adultos em processo de alfabetização e teve como objetivo geral identificar os constrangimentos vividos por estes sujeitos em diversas situações cotidianas que requerem o uso da leitura e da escrita. A revisão da literatura versou sobre educação de jovens e adultos (EJA), analfabetismo, educação popular, adultos como sujeitos de aprendizagem, exclusão social e constrangimentos. A base teórica deste trabalho desenvolveu-se em consonância com o pensamento de Paulo Freire por compreender que adultos em processo de alfabetização são sujeitos de saber e conhecimento. A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa e temos como ferramentas metodológicas a História Oral e a Observação Participante. Através dos relatos de história oral, com recorte na história de vida, identificamos aspectos relevantes na trajetória destes sujeitos que incidem sobre sua condição de não alfabetizados e que relacionam os dados do analfabetismo à exclusão social e à pobreza. A partir da observação participante, acompanhamos os sujeitos em diversas situações cotidianas: idas ao banco, trabalho, igreja, ao local de votação, no transporte público, em suas residências, entre outros. Nestes acompanhamentos pudemos identificar as diferentes reações dos sujeitos ao serem expostos à situações que necessitam o uso da leitura e da escrita. Os adultos que participaram deste trabalho se encontravam em processo inicial de alfabetização, estavam na faixa etária dos 50 anos de idade e exerciam cotidianamente diferentes eventos sociais. Chegamos até os sujeitos da pesquisa através da turma de alfabetização do Projeto MOVA Brasil instalada no Conjunto Habitacional Neves, município de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ao final do trabalho, concluímos que adultos não alfabetizados são expostos diariamente a diversos tipos de constrangimentos por não saberem ler e escrever e que estes são agravados devido à sua condição social. Constatamos também que, os diferentes saberes que possuem são desvalorizados socialmente, que a condição desses sujeitos é invisibilizada em grande parte dos espaços sociais que frequentam e que o fato de não serem alfabetizados interfere diretamente no exercício de seus direitos gerando uma série de impedimentos neste sentido.
Abstract: This research was developed together with three adults in literacy and aimed to identify the process constraints experienced by these subjects in various everyday situations that require the use of reading and writing. A review of the literature expounded on adult education (EJA), illiteracy, popular education, adults as subjects of learning, social exclusion and constraints. The theoretical basis of this work is developed in line with the thinking of Paulo Freire to realize that adult literacy process are subject to know and knowledge. The research is part of the qualitative approach and methodological tools we have as oral history and participant observation. Through the accounts of oral history, with cut in the history of life, we identified relevant aspects in the trajectory of these guys that focus on their status as illiterate and illiteracy data relate to social exclusion and poverty. From participant observation, we follow subjects in various everyday situations: trips to the bank, work, church, place of voting, in public transport, in their homes, among others. These dishes could identify the different reactions of the subjects to be exposed to situations that require the use of reading and writing. Adults who participated in this study were in early literacy process, were aged 50 years old and exercising different social events daily. We arrived to the subjects through literacy class of the MOVE Project - Brazil installed in Housing Complex Neves, Ribeirão das Neves, the metropolitan area of Belo Horizonte (RMBH). At the end of the work, we conclude that illiterate adults are exposed daily to various types of constraints for not knowing how to read and write and they are aggravated due to their social status. We also note that, different knowledge they possess are socially devalued, that the condition of these subjects is invisibly in most social spaces that attend and that the fact of not being literate directly interferes in the exercise of their rights generates a number of impediments in this regard .
Subject: Educação
Analfabetismo Aspectos sociais
Exclusão social
Educação de adultos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3YG3X
Issue Date: 10-Jul-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
__tudo_no_ded_o___capa.pdf159.18 kBAdobe PDFView/Open
__tudo_no_ded_o___corpo.pdf108.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.