Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3ZFYR
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renata Maria Abrantes Baracho Portopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Frederico Torres Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee1Frederico Torres Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee2Isa Maria Freirept_BR
dc.contributor.referee3Mauricio Barcellos Almeidapt_BR
dc.creatorPaloma de Albuquerque Dieselpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T07:20:42Z-
dc.date.available2019-08-14T07:20:42Z-
dc.date.issued2015-08-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3ZFYR-
dc.description.abstractDistance education in Brazil aims to facilitate access to information. Distance learning has its own specificities and can not be viewed as a simple copy of the traditional classroom model. The Ministry of Education announced in the second half of 2013 that the main obstacles faced by institutions offering courses in this mode were the avoidance of students and the resistance of educators and students in relation to distance learning. Despite several investments and research carried out in this type of education, there is no consensus on the management courses in distance education. The aim of this research was to find student dropout indicators using methods and techniques of the information based on a mixed qualitative and quantitative methodology, so that they can guide the management of courses of this type. The indicators found and validated in this research were: Lack of interest from students, Lower training for use of the virtual learning environment of students, structural problems in schools chosen for application of the course, students who do not have e-mail, response activities not consistent with the course content, knowledge of absence from the student computer tool. The analyzed scenario was offered a course in distance mode Integrated Student.pt_BR
dc.description.resumoA educação a distância no Brasil tem como principal objetivo facilitar o acesso à informação. Ela tem as suas próprias especificidades e não pode ser vista como uma simples cópia do modelo de sala de aula tradicional. O Ministério da Educação anunciou, no segundo semestre de 2013, que os principais obstáculos enfrentados pelas instituições que oferecem cursos nessa modalidade de ensino foram a evasão dos estudantes e a resistência dos educadores e alunos em relação ao ensino a distância. Apesar de vários investimentos e pesquisas realizadas nessa modalidade, não há consenso sobre a gestão de cursos em educação a distância. O alvo desta pesquisa foi encontrar indicadores de evasão discente utilizando métodos e técnicas da gestão da informação baseados em uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa, de forma que esses possam nortear os gestores de cursos dessa modalidade. Os indicadores encontrados e validados nesta pesquisa foram: falta de interesse por parte dos discentes; baixa capacitação para uso do ambiente virtual de aprendizagem dos discentes; problemas estruturais nas escolas escolhidas para aplicação do curso; alunos que não possuem e-mail; resposta das atividades não condizentes com o conteúdo do curso; ausência de conhecimento por parte do discente da ferramenta computador. O cenário analisado foi o de um curso ofertado na modalidade a distância, o Aluno Integrado.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecuperação da informaçãopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEvasão discentept_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçaopt_BR
dc.subject.otherEvasão universitáriapt_BR
dc.subject.otherGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino a distânciapt_BR
dc.titleProcessos de gestão da informação para extração de indicadores de evasão discente em cursos realizados na modalidade à distânciapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_final__paloma_diesel_.pdf4.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.