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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Estereótipos do profissional da Contabilidade na percepção de estudantes de cursos preparatórios para ingresso no ensino superior
Authors: Luiz Ernani de Carvalho Junior
First Advisor: Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
First Referee: Romualdo Douglas Colauto
Second Referee: José Roberto de Souza Francisco
Abstract: O presente estudo teve como objetivo geral buscar evidências que permitissem identificar e categorizar os estereótipos do profissional da Contabilidade na percepção dos estudantes de cursos preparatórios para ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES). A plataforma teórica foi orientada, principalmente, pela teoria dos estereótipos. De acordo com Lippmann (1922); Sá (1998); Deschamps e Moliner (2009) e Moscovici (2012) considera-se estereótipo um processo psicossocial que impacta os indivíduos em suas decisões, ações e capacidades cognitivas nos ambientes onde atuam, no caso da Contabilidade e de seus profissionais, nos sistemas de ensino e do mundo dos negócios. A estereotipagem influencia as escolhas de carreira dos alunos como também é utilizada por eles para darem suporte a suas escolhas. (DECOSTER, 1971; STEELE; ARONSON, 1995; SCHMADER; JOHNS, 2003; e BYRNE; WILLIS, 2005). A metodologia de coleta de dados adotada foi a entrevista estruturada. A base de dados analisada foi formada por 241 respondentes entre alunos de cursos preparatórios para ingresso nas IES. Dos respondentes analisados 151 (62,66%) são respondentes do gênero feminino e 90 (37,34%) do gênero masculino. Somente 29 (11,98%) dos respondentes declararam conhecer bem a Contabilidade e seus profissionais. Dos 241 respondentes 70% indicaram erroneamente ser a Ciência Contábil uma Ciência Exata. Em relação ao curso, quanto às escolhas de carreira dos respondentes detectou-se uma baixa atratividade do curso de Ciências Contábeis. Somente 4 (1,66%) dos respondentes indicaram o curso como opção para ingresso nas IES. Sendo que 201 (83,40%) respondentes apontaram como nenhuma ou baixa a chance de optarem por Ciências Contábeis. Verificou-se que os profissionais da Contabilidade são estereotipados positivamente para todas as características: criatividade, dedicação aos estudos, trabalho em equipe, comunicação, liderança, propensão ao risco e ética pelo público respondente, o que sugere percepções mais positivas dos respondentes da pesquisa atual em relação às pesquisas anteriores. Para o estereótipo de gênero da profissão constatou-se na pesquisa a predominância do masculino. Da análise de como os respondentes percebem a forma como os profissionais são vistos e percebidos pelo mundo dos negócios destaca-se terem sido indicados como sendo profissionais importantes para as entidades e que vem buscando atingir as necessidades do mercado por profissionais atualizados, modernos e dinâmicos. Não foram considerados como profissionais bem remunerados quando comparados a outras profissões, nem valorizados pelo mercado. Neste último caso os homens tem uma percepção mais negativa do que as mulheres. Foi detectado que a entrevista impactou de forma sutil, mas positiva as percepções dos entrevistados. Concluiu-se que o público respondente estereotipou os profissionais positivamente para todas as características anteriormente citadas, apesar dos resultados sugerirem não serem muito criativos ou dispostos a correr riscos. A atratividade pelo curso foi baixa. No âmbito profissional detectou-se uma percepção de profissionais importantes para as entidades, que buscam estarem atualizados, modernos e dinâmicos, a despeito de não serem valorizados, nem bem remunerados. Estes resultados sugerem um cenário no qual a Contabilidade, seus profissionais e o Curso têm um grande desafio pela frente de melhorar seus estereótipos diante do público pesquisado, salientando as percepções positivas sobre seus profissionais.
Abstract: The present study aimed to find evidence that permits identification and categorization of the stereotype of the accounting professional from the students perspective in preparatory programs for entry into institutions of higher education (IHE). The theoretical platform was mainly guided by the theory of stereotypes. According to Lippmann (1922); Sá (1998); Deschamps and Moliner (2009); and Moscovici (2012), stereotyping is considered a psychosocial process that impacts individuals in their decisions, actions and cognitive capacities in environments where they act, in the case of Accounting and its professional, in educational systems and in the business world. Stereotyping influences students career choices and is also used by them to support their choices (DECOSTER, 1971; STEELE; ARONSON, 1995; SCHMADER; JOHNS, 2003; and BYRNE; WILLIS, 2005). The data collection methodology adopted was the structured interview. The database analyzed comprised 241 respondents, including students from preparatory programs for entry into IHE. Of the respondents analyzed, 151 (62.66%) are female and 90 (37.34%) are male. Only 11.98% of the respondents claimed to know accounting and its professionals well. Seventy per cent (70%) of the 241 respondents erroneously indicated Accounting Science to be an Exact Science. Concerning both the program and the career choices of the respondents, a low level of attractiveness of the Accounting Science program was detected. Only 4 respondents indicated the program as an option for entry into IHE. 201 (83.40%) of them claimed no or little chance of choosing Accounting Science. It was found that accounting professionals are stereotyped positively for all characteristics: creativity, dedication to studies, teamwork, communication, leadership, risk propensity and ethics by the respondent public, suggesting more positive perceptions of the current survey respondents compared to previous surveys. The gender stereotype of the profession found in the present study was masculine. From the analysis of the manner in which the respondents perceive the way the professionals are seen by the business world, they are considered to be important for the enterprises and the accountants try to meet the market needs as updated, modern and dynamic professionals. They were not considered well paid professionals when compared to other professions, nor were they well considered by the market. In the latter case, men have a more negative perception than women. The interview impacted the perceptions of the interviewees in a subtle but positive way. It was concluded that the respondents positively stereotyped the professionals for the characteristics mentioned above, although the results suggest that they are not very creative or willing to take risks. The level of attractiveness for the program was low. In the professional sphere, it was observed that the professionals are perceived as important for the institutions and try to be updated, modern and dynamic even though they are not well valued, nor well compensated. These results suggest a scenery in which Accounting, its professionals and the program face a great challenge to revert the stereotypes with the researched public, highlighting the positive perceptions about its professionals.
Subject: Estereotipo (Psicologia)
Contabilidade
Contador
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A47FRK
Issue Date: 27-Aug-2015
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