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dc.contributor.advisor1Larissa Assuncao Rodriguespt_BR
dc.creatorAdriana Aparecida da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T15:21:57Z-
dc.date.available2019-08-14T15:21:57Z-
dc.date.issued2016-04-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9TMG5-
dc.description.resumoA disposição inadequada dos resíduos gerados durante a atividade humana pode provocar impactos negativos ao meio ambiente e saúde pública, e neste sentido, a gestão dos resíduos sólidos é um tema relevante nas políticas públicas. A pesquisa objeto deste estudo avaliou o processo de gerenciamento de resíduos de uma unidade acadêmica em uma Instituição de Ensino Superior (IFES) após sua implantação, para verificar como o processo ocorria na unidade e a sua adesão pela comunidade acadêmica. Assim, o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos (PGRS) precisa ser realizado de forma sistematizada e entendido por todos na organização, para que as suas diretrizes sejam seguidas rigorosamente, evitando riscos para a saúde pública e meio ambiente. Trata-se de um estudo de caso, do tipo exploratório e descritivo, e foi utilizado o método qualitativo. Nesta fase do trabalho foram realizadas observações do processo de gerenciamento de resíduos para conhecer a atual situação e caracterização da área de estudo, e registros fotográficos das situações observadas e análise documental, para fazer um diagnóstico inicial. Quanto à técnica de amostragem foi utilizada a não probabilística de conveniência, onde a amostra é intencionalmente selecionada, sendo os setores de geração de resíduos da FAFAR, e procurando abranger vários ângulos do processo de trabalho. Com base nas observações realizadas, pode-se perceber que a dificuldade para consolidação do PGRS na FAFAR está principalmente relacionada a fatores comportamentais e de gestão acadêmica relacionada à falta de planejamento institucional, comprovando o que foi encontrado na literatura DE CONTO (2002). É também necessária uma maior conscientização da comunidade sobre as questões ambientais, o que depende de uma mudança da cultura organizacional, pois se percebe que grande parte da comunidade ainda não se preocupa com a disposição final adequada. A instituição de um programa periódico de educação ambiental para toda a comunidade parece ainda ser a medida mais eficiente, além de ter uma natureza preventiva. Além disto, é necessário conscientizar todos os indivíduos da necessidade de realizar a disposição correta dos resíduos, para evitar danos ambientais, sanitários e sociais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de Instituições Federais de Educação Superiorpt_BR
dc.subject.otherAdministração universitáriapt_BR
dc.subject.otherMeio ambientept_BR
dc.subject.otherResíduos sólidospt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleAvaliação do processo de gerenciamento de residuos de uma unidade acadêmica em uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

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