Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9VPFM
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Capacitação setorial na UFMG, uma análise sobre as ofertas da capacitação da instituição, sob a ótica das rotinas de trabalho de seus setores de natureza contábil
Autor(es): Helder Antonio Matias
Primeiro Orientador: Charles Moreira Cunha
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo sugerir a implantação de um projeto de intervenção que vise a criação de atividades de capacitação para o agente público pertencente ao quadro da UFMG, que tenham como finalidade atender as demandas e necessidades que este agente se depara durante a sua rotina de trabalho. Dentro da Instituição há setores com diversas finalidades, que vão desde o cunho acadêmico, até o de administrativo, de pessoal, financeiro e controle. Tal diversidade demonstra a importância de que se tenha agentes públicos capacitados para o exercício de cada uma delas. Para um setor de caráter financeiro, por exemplo, agentes públicos com algum tipo de formação em contabilidade são os mais indicados, contudo, como verificado ao longo do trabalho, além desses profissionais, há pessoal sem essa formação técnica, trabalhando em conjunto com estes profissionais nos setores financeiros da instituição. A capacitação no âmbito do setor visa então atender a estes agentes, como também os de formação técnica na área, uma vez que terão acesso a cursos que lhes apresentem com mais detalhes as temáticas públicas de sua formação. Atualmente a UFMG conta com um leque variável de atividades de capacitação, que contemplam desde o apoio a formação da graduação, até a realização de um mestrado, atividades portanto que atendem desde o interesse de seu agente público, até o interesse da instituição, mas nota-se que há esta ausência, da realização de atividades de caráter mais técnico, voltadas mais para o melhor entendimento de seus processos internos de trabalho. Esta lacuna pode ser preenchida com o oferecimento mais constante deste tipo de atividade, como também através da divulgação e apoio a realização de cursos externos, como os oferecidos pela Escola de Administração Fazendária - ESAF. Assim, o agente público se fará cada vez mais apto a realização de suas funções, como também conhecedor do processo o qual se encontra realizando em seu dia a dia, além de encontrar na realização destas atividades, a possibilidade de validar, através da certificação, o conhecimento que ele adquiriu ao longo de sua prática profissional.
Assunto: Universidades e faculdades Administração
Servidores publicos Treinamento
Universidades e faculdades Administração de pessoal
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9VPFM
Data do documento: 4-Abr-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gifes___tcc___helder_antonio_matias.pdf292.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.