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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9WNRP
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ricardo Viana Velloso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magda Auxiliadora dos S B Bastos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Antonia Vitoria Soares Aranha | pt_BR |
dc.creator | Ludimila Faria da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T20:14:32Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T20:14:32Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-04 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9WNRP | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é apresentar as possibilidades de valorização do intercâmbio acadêmico no curso de Biomedicina e ir ao encontro de questionamentos dos alunos quanto ao aproveitamento total das informações sobre as atividades cursadas durante um intercâmbioacadêmico. A proposta de intervenção constitui-se então como uma iniciativa de evitar futuros conflitos entre alunos e Coordenação, quanto o que pode ser ou não incluído em histórico escolar. Propõe-se uma normatização dos procedimentos com base em experiências de outrasinstituições e nas necessidades e demandas verificadas no âmbito do curso de graduação na UFMG. Prioriza-se o reconhecimento dos méritos da contribuição de uma mobilidade acadêmica para os alunos, por compor-se como requisito importante para agregar valor a umaformação acadêmica diferenciada, que poderá servir como um diferencial a ser apresentado no mercado de trabalho. Com base no que é estabelecido como normas pelo DRI e CEPE e demais órgãos da UFMG, envolvidos na normatização dos procedimentos de aproveitamento de estudos, foram evidenciados os pontos que priorizam a mobilidade acadêmica como valor agregado à formação dos graduandos da UFMG. Para uma análise norteadora da proposta deintervenção, utilizou-se a Resolução nº 002/2015, de 25 de setembro de 2015 do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Física da UFMG, disponibilizada na internet. Foram selecionadas algumas abordagens relativas ao intercâmbio em outras instituições paraevidenciar a necessidade de autenticar os documentos que devem ser apresentados. Como proposta adicional apresenta-se uma sugestão de pesquisa para uma abordagem de caráter qualitativo sobre a visão dos alunos sobre o intercâmbio. Por fim este trabalho propõe umanormatização para o aproveitamento dos estudos e uma divulgação dos pontos positivos e negativos do intercâmbio, na qual vise considerar os percursos dos alunos do curso de Biomedicina que já realizaram o intercâmbio. Dessa forma sugere que os percursos bem sucedidos sirvam de modelo para outros interessados. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Curso de Biomedicina da UFMG | pt_BR |
dc.subject | Graduação | pt_BR |
dc.subject | Intercâmbio | pt_BR |
dc.subject.other | Administração universitária | pt_BR |
dc.subject.other | Intercâmbio de estudantes | pt_BR |
dc.subject.other | Intercâmbio educacional | pt_BR |
dc.title | Caminhos para o melhor aproveitamento dos estudos realizados em intercâmbio no Curso de Biomedicina da UFMG. | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
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