Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9WNRP
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dc.contributor.advisor1Ricardo Viana Vellosopt_BR
dc.contributor.referee1Magda Auxiliadora dos S B Bastospt_BR
dc.contributor.referee2Antonia Vitoria Soares Aranhapt_BR
dc.creatorLudimila Faria da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T20:14:32Z-
dc.date.available2019-08-14T20:14:32Z-
dc.date.issued2016-04-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9WNRP-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar as possibilidades de valorização do intercâmbio acadêmico no curso de Biomedicina e ir ao encontro de questionamentos dos alunos quanto ao aproveitamento total das informações sobre as atividades cursadas durante um intercâmbioacadêmico. A proposta de intervenção constitui-se então como uma iniciativa de evitar futuros conflitos entre alunos e Coordenação, quanto o que pode ser ou não incluído em histórico escolar. Propõe-se uma normatização dos procedimentos com base em experiências de outrasinstituições e nas necessidades e demandas verificadas no âmbito do curso de graduação na UFMG. Prioriza-se o reconhecimento dos méritos da contribuição de uma mobilidade acadêmica para os alunos, por compor-se como requisito importante para agregar valor a umaformação acadêmica diferenciada, que poderá servir como um diferencial a ser apresentado no mercado de trabalho. Com base no que é estabelecido como normas pelo DRI e CEPE e demais órgãos da UFMG, envolvidos na normatização dos procedimentos de aproveitamento de estudos, foram evidenciados os pontos que priorizam a mobilidade acadêmica como valor agregado à formação dos graduandos da UFMG. Para uma análise norteadora da proposta deintervenção, utilizou-se a Resolução nº 002/2015, de 25 de setembro de 2015 do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Física da UFMG, disponibilizada na internet. Foram selecionadas algumas abordagens relativas ao intercâmbio em outras instituições paraevidenciar a necessidade de autenticar os documentos que devem ser apresentados. Como proposta adicional apresenta-se uma sugestão de pesquisa para uma abordagem de caráter qualitativo sobre a visão dos alunos sobre o intercâmbio. Por fim este trabalho propõe umanormatização para o aproveitamento dos estudos e uma divulgação dos pontos positivos e negativos do intercâmbio, na qual vise considerar os percursos dos alunos do curso de Biomedicina que já realizaram o intercâmbio. Dessa forma sugere que os percursos bem sucedidos sirvam de modelo para outros interessados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurso de Biomedicina da UFMGpt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectIntercâmbiopt_BR
dc.subject.otherAdministração universitáriapt_BR
dc.subject.otherIntercâmbio de estudantespt_BR
dc.subject.otherIntercâmbio educacionalpt_BR
dc.titleCaminhos para o melhor aproveitamento dos estudos realizados em intercâmbio no Curso de Biomedicina da UFMG.pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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