Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9ZLVQ
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Modernização do atual modelo de atendimento da seção de ensino da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais: Disponibilização de atestados via Web |
Authors: | Maria Divina da Costa |
First Advisor: | André de Carvalho Bandeira Mendes |
First Referee: | Eucidio Pimenta Arruda |
Second Referee: | Antonia Vitoria Soares Aranha |
Abstract: | Este trabalho consiste na elaboração de um plano de intervenção, a partir da análise situacional da Seção de Ensino da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, responsável, a priori, pelo atendimento do corpo discente. Ressalta-se que as informações acadêmicas do aluno ficam sob a guarda da Seção de Ensino, desde o seu ingresso na UFMG, e que cabe a este Setor apoiá-lo quando da necessidade de obter, formalmente, tais informações. Procurou-se levantar a recorrência de demandas e queixas referentes às rotinas de atendimento do Setor, averiguando pontos que possam aumentar o nível de satisfação do usuário e a qualidade do serviço prestado. Tal levantamento foi realizado através de observação de campo, reuniões com a diretoria da FACE e com os demais setores da Faculdade envolvidos com o atendimento e, por fim, consulta e análise das solicitações de documentos feitas pelos usuários, recebidas de forma presencial e por email. Assim, o objetivo foi analisar esse contexto e propor ações que pudessem intervir em melhorias para o atendimento aos usuários da Seção de Ensino. A metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho foi a leitura seletiva de e-mails enviados pelos usuários, com o intuito de separar aqueles que apresentavam alguma justificativa que impossibilitava a retirada do documento de forma presencial. Essa metodologia teve por objetivo quantificar a demanda pela disponibilização de documentos online, uma vez que, ao longo dos últimos anos, sente-se a necessidade de adaptar a Seção de Ensino aos avanços tecnológicos já disponíveis para emissão de documentos válidos, via Web. Recorreu-se também à revisão bibliográfica, referente aos assuntos abordados na elaboração deste estudo. Ao analisar os dados levantados e tendo como embasamento o referencial teórico, percebeu-se que é possível disponibilizar para os usuários, via Web, os atestados acadêmicos, procedimento realizado de forma presencial. Essa mudança na rotina implicaria em uma modernização do atual modelo de atendimento da Seção de Ensino da FACE. A partir de então, procurou-se elaborar um plano de intervenção dentro das possibilidades reais da situação, levando-nos a selecionar as melhores ações para alcançar as metas almejadas. |
Subject: | Formulários Tecnologia da informação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9ZLVQ |
Issue Date: | 4-Apr-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gifes___tcc___maria_divina_da_costa.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.