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Type: Monografias de Especialização
Title: Dean-woodcock sensory motor battery
Authors: Amanda Augusto Aquino
First Advisor: Vitor Geraldi Haase
Abstract: A avaliação neuropsicológica é um processo pelo qual domínios neurocognitivos são examinados com o propósito de estabelecer uma relação entre a emergência de comportamentos e as funções cerebrais de um indivíduo. Os déficits sensoriais e motores podem ter um profundo impacto na habilidade do indivíduo de interagir com o ambiente, incluindo dificuldades com as atividades de vida diária e o funcionamento acadêmico, social e vocacional. Além disso, as habilidades sensório-motoras possuem um alto poder patognomônico e tem sido relacionado às funções cognitivas superiores, sendo, desta forma, utilizada tanto na neurologia quanto na neuropsicologia clínica. No entanto, apesar da importância clínica de avaliar a aptidão sensorial e motora, a metodologia de avaliação nesta área permaneceu inalterada por várias décadas. O objetivo desta revisão da literatura foi elencar os estudos que utilizaram a Dean-Woodcock Sensory-Motor Battery (DWSMB) durante a infância e especificar os principais comprometimentos encontrados. Foi demonstrado que a DWSMB foi utilizada na infância para avaliação do desenvolvimento sensório-motor em crianças com desenvolvimento típico e, abordando os sujeitos clínicos, para mensuração das habilidades sensoriais e motoras de crianças com Transtornos do Desenvolvimento (TD). Diante deste cenário, a questão principal a ser respondida foi: Quais subtestes da DWSMB se encontram mais comprometidos em crianças com TD? Embora essa população tenha um comprometimento geral, foi possível inferir que os subtestes da DWSMB mais comprometidos nas crianças com TD foram aqueles que envolvem as habilidades motoras subcorticais e habilidades sensoriais simples.
Abstract: Neuropsychological evaluation is a process by which neurocognitive domains are examined with the purpose of establishing a relation between emerging behaviors and the individuals brain functions. Sensory and motor deficits may have a deep impact in the persons ability to interact with the environment, including difficulties with daily activities, as well as academic, social and professional life. Moreover, sensory-motor skills have a high pathognomonic power and have been related to superior cognitive functions, thereby, being used in both neurology and neuropsychology. However, in spite of the clinical importance of evaluating motor and sensory skills, the test methodology in this area remained unchanged for many decades. The objective of this review was to point out the studies that have used the Dean-Woodcock Sensory-Motor Battery (DWSMB) in children and to specify the main impairments that were found. It was shown that the DWSMB was used, through childhood, to appraise the sensory-motor development in people with normal development and, regarding clinical cases, for measuring the sensory and motor skills of children with Developmental Disturbances (DD). In this scenario, the main question was: Which DWSMB subscale trials showed greater impairment in children with DD? Despite the general impairment found in this population, it was possible to infer that the most severe DWSMB subscale results were the ones involving subcortical motor skills and simple sensory abilities.
Subject: Bateria sensório-motora
Dean-Woodcock sensório-motor da bateria
Neurociências
Infância
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AA4HLU
Issue Date: 11-Dec-2015
Appears in Collections:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

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