Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAGQVA
Type: Monografias de Especialização
Title: Influências do currículo de ciência na utilização de abordagens diferenciadas de ensino
Authors: Layde Dyana Sierau
First Advisor: Fabio Augusto Rodrigues e Silva
Abstract: Esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em três escolas de uma cidade do interior de Minas Gerais. O objetivo da pesquisa é avaliar a influência do currículo de ciências no tangente à utilização da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade CTS - e do ensino de ciências por investigação, pelos professores destas escolas. Para tanto, foram feitas comparações entre os currículos utilizados nas aulas de ciências dessas escolas, bem como questionamentos aos professores de ciências atuantes nas mesmas. A análise dos dados obtidos teve apoio na bibliografia da Educação em Ciências, especialmente referenciais teóricos voltados para a abordagem CTS e para o ensino por investigação. Embora a análise apresentada neste trabalho seja breve, foi possível perceber como o currículo pode influenciar, tanto positiva quanto negativamente, na adoção de abordagens diferenciadas em sala de aula, dependendo da forma como é elaborado e utilizado.
Subject: Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Professores de ciências Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAGQVA
Issue Date: 7-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_layde_dyana_atualizacao_06_2015.pdf111.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.