Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAGQVA
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Influências do currículo de ciência na utilização de abordagens diferenciadas de ensino |
Authors: | Layde Dyana Sierau |
First Advisor: | Fabio Augusto Rodrigues e Silva |
Abstract: | Esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em três escolas de uma cidade do interior de Minas Gerais. O objetivo da pesquisa é avaliar a influência do currículo de ciências no tangente à utilização da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade CTS - e do ensino de ciências por investigação, pelos professores destas escolas. Para tanto, foram feitas comparações entre os currículos utilizados nas aulas de ciências dessas escolas, bem como questionamentos aos professores de ciências atuantes nas mesmas. A análise dos dados obtidos teve apoio na bibliografia da Educação em Ciências, especialmente referenciais teóricos voltados para a abordagem CTS e para o ensino por investigação. Embora a análise apresentada neste trabalho seja breve, foi possível perceber como o currículo pode influenciar, tanto positiva quanto negativamente, na adoção de abordagens diferenciadas em sala de aula, dependendo da forma como é elaborado e utilizado. |
Subject: | Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Professores de ciências Formação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAGQVA |
Issue Date: | 7-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_layde_dyana_atualizacao_06_2015.pdf | 111.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.