Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAPM5B
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rita de Cássia Costa Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee1Fernanda Silva Torrespt_BR
dc.creatorMaria da Penha Lopespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T22:56:46Z-
dc.date.available2019-08-12T22:56:46Z-
dc.date.issued2014-12-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAPM5B-
dc.description.abstractThe use of playful resources as pedagogical alternatives for teaching Chemistry is the main topic of this work. Besides the insertion of ludic activities in teaching, this work also discusses the importance of this kind of courseware as a facilitator of learning and its relevance in improving education. The adaptation of traditional games into specific ones, as well as the presentation of experiments, the use of food labels, among others, are shown as useful resources for understanding Chemistry concepts which normally are considered uninteresting by high-school students and entry-level college students. The insertion of the ludic contributes significantly because it has the advantage of teaching while being pleasurable. Moreover, the student can use them at home or even in other places where they will be able to learn while playing. Thus, this study analyses the potential of those pedagogical strategies and its characteristics as investigative activities in teaching sciences.pt_BR
dc.description.resumoA utilização de recursos lúdicos como alternativas pedagógicas ao ensino de química é a principal temática deste trabalho. Além da questão da inserção de atividades lúdicas no ensino é abordada também a importância deste tipo de material didático como meio facilitador da aprendizagem e a sua relevância na melhoria do ensino. A adaptação de jogos tradicionais em jogos específicos, bem como a apresentação de experimentos, a utilização de rótulos de alimentos como fonte de pesquisa, dentre outros, mostram-se recursos úteis para a formação conceitual em Química que, normalmente, são considerados pouco atrativos pelos alunos do ensino médio e estudantes de graduação dos ciclos básicos. A inserção do lúdico contribui significativamente, pois, possui a vantagem de, ao mesmo tempo em que ensina, proporciona prazer. Além disso, o aluno pode usá-los em casa ou até mesmo em outros ambientes, onde poderá aprender enquanto se diverte. Desta maneira, este estudo analisa o potencial destas estratégias pedagógicas e as características que permitem classificá-las como atividade investigativa no ensino de ciências.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherQuímica Ensino médiopt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.titleProcessos e materiais educativos na educação em ciências: utilizando jogos e experimentos no nsin de química- relato deexperiênciapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_da_penha_lopes___monografia___ensino_por_investiga__o.pdf783.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.