Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNKEP
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil |
Authors: | Alessandra Cristina Polazzi de Moura |
First Advisor: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
First Referee: | Ana Paula da Silva Rodrigues |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo discutir sobre o processo de inserção da leitura e da escrita na Educação Infantil a partir do meu trabalho da rede municipal da Prefeitura de Belo Horizonte. Neste estudo foram analisados depoimentos de diferentes sujeitos envolvidos na educação das crianças, especialmente professores e pais de alunos. Além dos depoimentos, a minha prática de professora de Educação Infantil da rede pública de ensino também foi objeto de análise. Neste percurso de discussão, procuro trazer reflexões e concepções que refletem diferentes posicionamentos sobre o ensino e a aprendizagem da escrita na Educação Infantil e as possibilidades de sistematização da metodologia nesta etapa da educação. As discussões mostram a necessidade de sistematizar as formas como este trabalho é desenvolvido e sua relevância no contexto Educacional Infantil. Apontam estudiosos que são a favor desta prática e outros que são contra, trazendo a polêmica que se instaura nos dias de hoje. A discussão presente é evidenciada pela forma como se entende a inserção da cultura do escrito para esta fase ou a simples ideia de se alfabetizar na infância. |
Subject: | Alfabetização Educação pré-escolar Educação de crianças Crianças Escrita |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNKEP |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.