Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNKEP
Type: Monografias de Especialização
Title: A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil
Authors: Alessandra Cristina Polazzi de Moura
First Advisor: Gilcinei Teodoro Carvalho
First Referee: Ana Paula da Silva Rodrigues
Abstract: Este trabalho tem por objetivo discutir sobre o processo de inserção da leitura e da escrita na Educação Infantil a partir do meu trabalho da rede municipal da Prefeitura de Belo Horizonte. Neste estudo foram analisados depoimentos de diferentes sujeitos envolvidos na educação das crianças, especialmente professores e pais de alunos. Além dos depoimentos, a minha prática de professora de Educação Infantil da rede pública de ensino também foi objeto de análise. Neste percurso de discussão, procuro trazer reflexões e concepções que refletem diferentes posicionamentos sobre o ensino e a aprendizagem da escrita na Educação Infantil e as possibilidades de sistematização da metodologia nesta etapa da educação. As discussões mostram a necessidade de sistematizar as formas como este trabalho é desenvolvido e sua relevância no contexto Educacional Infantil. Apontam estudiosos que são a favor desta prática e outros que são contra, trazendo a polêmica que se instaura nos dias de hoje. A discussão presente é evidenciada pela forma como se entende a inserção da cultura do escrito para esta fase ou a simples ideia de se alfabetizar na infância.
Subject: Alfabetização  
Educação pré-escolar  
Educação de crianças  
Crianças Escrita  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNKEP
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alessandra_cristina_polazzi_de_moura.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.