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Tipo: Monografias de Especialização
Título: A brincadeira no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais
Autor(es): Creusa Aparecida Pereira Teodoro
primer Tutor: Gilcinei Teodoro Carvalho
primer miembro del tribunal : Ana Paula da Silva Rodrigues
Resumen: A presente pesquisa surgiu pela necessidade de trazer uma reflexão sobre os benefícios das brincadeiras no ambiente escolar, sua importância no desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, explorando vários tipos de jogos, entendendo que os benefícios didáticos do lúdico são procedimentos altamente importantes, mas que um passatempo. Objetivou-se, além de apresentar a importância e contribuição da utilização do jogo, brinquedo e brincadeira, como elemento mediador no processo ensino aprendizagem, refletir sobre desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, apresentando a relevância das regras do brincar, conduzindo o aluno ao aprendizado significativo, incentivando a motricidade, coordenação motora, incutindo-lhe comportamentos básicos necessários à formação de sua personalidade. As práticas realizadas possibilitaram a articulação dos jogos e brincadeiras com as áreas de conhecimento da Artes, Matemática e Língua Portuguesa, de forma interdisciplinar, permitindo verificar o quanto é importante trabalhar a unidade entre teoria e prática, bem como é preciso planejar atividades voltadas para a realidade dos alunos, a fim de conseguir atingir os objetivos estabelecidos no processo de ensino e aprendizagem. Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no jogar e no brincar contribuíram de forma significativa nos processos de apropriação do conhecimento, uma vez que, quando as crianças durante as atividades lúdicas, foram submetidas a respeitarem regras, aprenderam a dominar seu próprio comportamento, desenvolveram o pensamento abstrato, a percepção visual, o autocontrole, a observação e a memorização. Portanto, entende-se a grande responsabilidade que o professor deve ter com a aprendizagem de seus alunos. Um dos seus desafios é o de fazer com que, por meio de mediações, os alunos se apropriem do conhecimento científico, sistematizado, contribuindo assim para uma educação transformadora.
Asunto: Atividades criativas na sala de aula
Crianças Recreação
Professores de ensino fundamental Formação
Brincadeiras
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNPJV
Fecha del documento: 9-may-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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