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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNPJV
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Gilcinei Teodoro Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Paula da Silva Rodrigues | pt_BR |
dc.creator | Creusa Aparecida Pereira Teodoro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T04:09:15Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T04:09:15Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNPJV | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa surgiu pela necessidade de trazer uma reflexão sobre os benefícios das brincadeiras no ambiente escolar, sua importância no desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, explorando vários tipos de jogos, entendendo que os benefícios didáticos do lúdico são procedimentos altamente importantes, mas que um passatempo. Objetivou-se, além de apresentar a importância e contribuição da utilização do jogo, brinquedo e brincadeira, como elemento mediador no processo ensino aprendizagem, refletir sobre desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, apresentando a relevância das regras do brincar, conduzindo o aluno ao aprendizado significativo, incentivando a motricidade, coordenação motora, incutindo-lhe comportamentos básicos necessários à formação de sua personalidade. As práticas realizadas possibilitaram a articulação dos jogos e brincadeiras com as áreas de conhecimento da Artes, Matemática e Língua Portuguesa, de forma interdisciplinar, permitindo verificar o quanto é importante trabalhar a unidade entre teoria e prática, bem como é preciso planejar atividades voltadas para a realidade dos alunos, a fim de conseguir atingir os objetivos estabelecidos no processo de ensino e aprendizagem. Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no jogar e no brincar contribuíram de forma significativa nos processos de apropriação do conhecimento, uma vez que, quando as crianças durante as atividades lúdicas, foram submetidas a respeitarem regras, aprenderam a dominar seu próprio comportamento, desenvolveram o pensamento abstrato, a percepção visual, o autocontrole, a observação e a memorização. Portanto, entende-se a grande responsabilidade que o professor deve ter com a aprendizagem de seus alunos. Um dos seus desafios é o de fazer com que, por meio de mediações, os alunos se apropriem do conhecimento científico, sistematizado, contribuindo assim para uma educação transformadora. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos na educação | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Escrita nas séries iniciais | pt_BR |
dc.subject.other | Atividades criativas na sala de aula | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças Recreação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | A brincadeira no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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