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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWKKQ
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Gilcinei Teodoro Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Paula da Silva Rodrigues | pt_BR |
dc.creator | Ednéia Alves de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T22:18:06Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T22:18:06Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWKKQ | - |
dc.description.resumo | O desenvolvimento deste trabalho parte da suposição de que mesmo antes de qualquer ensinamento formal, as crianças apresentam algum conhecimento sobre a leitura e a escrita. Para entender como a criança vai construindo suas ideias a respeito da escrita, é necessário levar em consideração algumas situações do seu cotidiano e até mesmo de sua condição social que revelam certos usos e funções. À medida que a criança vai tendo contato com situações de escrita que despertam sua atenção, ela vai formulando ideias desse objeto. Cabe ao professor estimular a produção gráfica da criança e tentar compreender o que ela desejou expressar quer pelo desenho quer pela escrita. A participação ativa do aluno no processo de construção do sistema representativo da escrita e a atuação adequado do professor(a) fará com que a criança tenha maior possibilidade de avançar no domínio. A importância de desenvolver este estudo de ACPP (Análise Crítica da Prática Pedagógica) se fundamenta no reconhecimento da importante contribuição de Emília Ferreiro e Ana Teberosky para a educação, o que me motivou a refletir sobre a evolução na escrita dos meus alunos com idade entre três e quatro anos, em que a maioria está frequentando uma instituição escolar pela primeira vez. Minha pretensão foi a de buscar uma fundamentação teórica e prática com pesquisas que levassem à identificação dos níveis de alfabetização, considerando que não são lineares e que a ordem pode variar e, até mesmo, sobrepor. Investigou-se como intervir para que a criança que encontra no nível inicial de escrita possa avançar de forma satisfatória. Para realizar este trabalho, além de uma pesquisa detalhada de alguns textos existentes sobre o assunto, foram aplicados alguns testes e foram feitas observações de atividades que envolvam a escrita. A analise do material ocorreu durante todo o plano de ação, o que permitiu comprovar que a criança, quando chega a uma instituição escolar, já apresenta algumas hipóteses sobre a escrita e que, ao passar a frequentar a UMEI e tendo um maior acesso a materiais e situações de uso da escrita, foram percebidos avanços significativos tanto no processo de escrita quanto na segurança durante os registros, o que é determinante para um desempenho satisfatório quando estiver no processo formal de alfabetização. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Psicogênese | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Aquisiçâo da escrita pela criança na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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