Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWM4W
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) para o processo de alfabetização, letramento e multiletramentos. |
Authors: | Fabiana Alexandre do Carmo Almeida |
First Advisor: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
First Referee: | Ana Paula da Silva Rodrigues |
Abstract: | O presente estudo é uma analise crítica de uma atividade de alfabetização e letramento que utiliza as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como ferramentas que contribuem não só para o processo de alfabetização e letramento, mas também para o processo de multiletramentos. Tem como eixo norteador a analise da experiência de uma turma de alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte, com jogos de alfabetização no computador dentro do suporte de um blog. O maior destaque nesse estudo é a possibilidade de inserção das crianças na cultura multiletrada, mais especificamente das tecnologias de informação e comunicação como o computador e internet. Como conclusão, percebemos que as (NTICs) são ferramentas que contribuem para a aquisição do conhecimento no ambiente escolar e fora dele, tornando aprendizado mais eficaz e proficiente. |
Subject: | Tecnologia educacional Professores de ensino fundamental Formação Inovações educacionais Ensino Meios auxiliares |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWM4W |
Issue Date: | 9-May-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fabiana_alexandre_do_carmo_almeida.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.