Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWMAV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gilcinei Teodoro Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee1Camila Sequetto Pereirapt_BR
dc.creatorFlávia da Silva Rezende Paixão Vertelopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T04:41:23Z-
dc.date.available2019-08-12T04:41:23Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWMAV-
dc.description.resumoDesde sempre a aprendizagem dos alunos ditos com dificuldade de aprendizagem tem sido um grande desafio nas escolas. São muitas as tentativas para que dentro da sala de aula nenhum aluno fique para trás. O trabalho com a Recuperação Paralela é mais uma tentativa, entre inúmeras outras, para que a diversidade da sala de aula seja trabalhada de forma respeitosa e eficaz. Apesar dos grandes esforços para atender as diversas necessidades das crianças, sabemos que não é fácil possibilitar o avanço de cada sujeito num universo de vinte e cinco alunos que trazem consigo bagagens e necessidades tão diferentes. Por isso, esse trabalho vem discutir quais as possibilidades e os limites do trabalho de Recuperação Paralela no Ensino Fundamental formalizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte em 2012, com a publicação da Portaria SMED 018/2012. Aqui, discutiremos quais documentos norteiam, hoje, a rede pública de Belo Horizonte, o que faz com que um aluno entre ou não para o processo de recuperação , quais instrumentos usados para avaliar as crianças na alfabetização e demais assuntos relacionados ao processo de recuperação. A boa interação com a família, o bom uso dos recursos oferecidos pela escola e a motivação dos alunos são fatores que podem garantir bons resultados ao final do processo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecuperação Paralelapt_BR
dc.subjectCapacidadespt_BR
dc.subjectAvaliação e planejamentopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherFracasso escolarpt_BR
dc.titleRecuperação paralela em uma turma de segundo ano da Rede Municipal de Belo Horizonte: possibilidades e limitespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fl_via_da_silva_rezende_paix_o_vertelo.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.