Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNN9
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Processos e estratégias de leitura na educação de jovens e adultos EJA |
Authors: | Jordan de Jesus Felipe |
First Advisor: | Carlos Augusto Novais |
First Referee: | Daniela Freitas Brito Montuani |
Abstract: | O Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento foi elaborado a partir do plano de ação desenvolvido em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo era contribuir para o desenvolvimento no processo de leitura dos alunos. Foram realizadas várias atividades, escritas ou orais, com gêneros textuais como reportagens de jornal, receitas culinárias, matérias de revista, bilhetes, cheques, formulários, adivinhas, poesias, placas, textos informativos etc. O avanço no processo de leitura foi notório, durante e após as atividades realizadas. Assim, a questão central deste plano de ação se constituiu na identificação do nível de leitura dos jovens e adultos buscando delimitar em quais práticas de leitura eles se inserem e se constituem leitores, e posteriormente estabelecer estratégias, como leitura silenciosa e coletiva, de modo que houvesse aprimoramento nesta prática. Diante do exposto, espero que o plano apresentado seja relevante para o contexto acadêmico ao abordar aspectos do process |
Subject: | Alfabetização de adultos Leitura Estudo e ensino Professores de ensino fundamental Formação Educação de adultos |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWNN9 |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
jordan_de_jesus_felipe.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.