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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Os jogos pedagógicos e seus desafios para as crianças em processo dealfabetização
Autor(es): Marcia Maria dos Santos
primer Tutor: Gilcinei Teodoro Carvalho
Resumen: O trabalho aqui apresentado parte da ideia inicial de que os jogos e desafios lúdicos movimentam a criança em duas direções que são fundamentais na constituição do sujeito, a saber: a construção da autonomia moral e intelectual, assim como o desenvolvimento das capacidades relativas às áreas do conhecimento. No caso específico aqui, a ampliação das capacidades relativas a ler e escrever.A literatura que serviu de embasamento foi a de autores que tratam dasconstruções do sujeito na busca de apreensão dos objetos de conhecimento em interação com seus pares, assim como da psicogênese da língua escrita e análise fonológica.A intervenção pedagógica realizada neste projeto buscou desenvolver nas crianças envolvidas as capacidades relativas a um nível maior de autonomia nas relações e na lidam com os objetos de conhecimento, assim como a ampliação de seus conhecimentos de língua escrita.Esse estudo demonstrou que a alfabetização das crianças de primeiro ano de primeiro ciclo foi potencializada com o uso dos jogos e desafios lúdicos, assim como as interações entre os pares na busca de soluções para as questões encontradas.
Asunto: Leitura Estudo e ensino 
Professores de ensino fundamental Formação 
Jogos educativos
Alfabetização
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBNCA
Fecha del documento: 9-may-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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