Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBPEJ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Gorete Neto | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Gorete Neto | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Claudia Starling Bosco | pt_BR |
dc.creator | Maria Aparecida de Sousa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T12:49:52Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T12:49:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBPEJ | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi iniciado a partir do seguinte questionamento:como despertar nos (as) alunos (as) do primeiro ano do primeiro ciclo, que ainda não adquiriram o código da escrita ter gosto pela leitura e se tornarem bons leitores? Como a leitura pode influenciar os alunos no nível pré-silábico, a terem um bom desenvolvimento no processo de aquisição da escrita? É importante trabalhar a leitura nesta fase da alfabetização? Na busca de responder esta inquietação pedagógica a pesquisa tem como objetivo mostrar a importância da leitura como meio fundamental dentro do processo de alfabetização, mesmo que as crianças nesta fase ainda não tenham adquirido o código da escrita. A prática da leitura faz-se presente em nossas vidas e é um instrumento indispensável para a formação humana e intelectual do ser humano. Os resultados confirmaram a importância do Letramento Literário apartir da literatura infantil como instrumento enriquecedor e essencial para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças na fase inicial do ciclo, bem como serviu para despertar o gosto pela leitura, aguçar a capacidade criativa dos alunos, viajando no mundo da imaginação e tornando a sala de aula num espaço literário com um cunho mais humanizador. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Código da escrita e Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pré-escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura (Ensino elementar) | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.title | A contribuição da leitura literária na formação de leitores em processo de aquisição do código da escrita | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
maria_aparecida_de_sousa.pdf | 833.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.