Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBPEJ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Gorete Netopt_BR
dc.contributor.referee1Maria Gorete Netopt_BR
dc.contributor.referee2Claudia Starling Boscopt_BR
dc.creatorMaria Aparecida de Sousapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T12:49:52Z-
dc.date.available2019-08-12T12:49:52Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADBPEJ-
dc.description.resumoO presente trabalho foi iniciado a partir do seguinte questionamento:como despertar nos (as) alunos (as) do primeiro ano do primeiro ciclo, que ainda não adquiriram o código da escrita ter gosto pela leitura e se tornarem bons leitores? Como a leitura pode influenciar os alunos no nível pré-silábico, a terem um bom desenvolvimento no processo de aquisição da escrita? É importante trabalhar a leitura nesta fase da alfabetização? Na busca de responder esta inquietação pedagógica a pesquisa tem como objetivo mostrar a importância da leitura como meio fundamental dentro do processo de alfabetização, mesmo que as crianças nesta fase ainda não tenham adquirido o código da escrita. A prática da leitura faz-se presente em nossas vidas e é um instrumento indispensável para a formação humana e intelectual do ser humano. Os resultados confirmaram a importância do Letramento Literário apartir da literatura infantil como instrumento enriquecedor e essencial para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças na fase inicial do ciclo, bem como serviu para despertar o gosto pela leitura, aguçar a capacidade criativa dos alunos, viajando no mundo da imaginação e tornando a sala de aula num espaço literário com um cunho mais humanizador.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCódigo da escrita e Formação humanapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de crianças pt_BR
dc.subject.otherEducação pré-escolarpt_BR
dc.subject.otherLeitura (Ensino elementar) pt_BR
dc.subject.otherLetramento pt_BR
dc.titleA contribuição da leitura literária na formação de leitores em processo de aquisição do código da escritapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_aparecida_de_sousa.pdf833.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.