Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCMUL
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Gorete Neto | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Claudia Starling Bosco | pt_BR |
dc.creator | Maria Izabel Silverio Vasconcelos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T15:08:52Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T15:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCMUL | - |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende demonstrar a importância de um envolvimento da escola e da família juntas no desenvolvimento do gosto pela leitura, através da literatura infantil. A criança pequena apreende seus gostos, seus hábitos, seus comportamentos e sua maneira de ser em uma relação com seus pais, sua família, professores, ou seja, através de uma interação social. Por isto a importância de a criança ter contato com o comportamento de leitor tanto dos professores quanto dos familiares. Um projeto que envolva a escola e a família em interação neste processo de formação do gosto pela leitura, extrapola os muros da escola e ao mesmo tempo traz a família para o contexto escolar em uma relação de afeto e respeito, pelo qual pode surtir um efeito maravilhoso para a criança. O adulto que lê seja os pais/familiares ou professores proporciona à criança momentos de afetividade, de prazer, emoção e faz-de-conta tão especial que surtirá efeito não só na infância, mas por toda a vida. Os resultados demonstraram o reconhecimento da família no papel social da escola e o reconhecimento da importância de sua participação no desenvolvimento da criança no processo de formação do gosto pela leitura através da literatura literária. A escola também reconheceu que um projeto de integração entre a família e a escola possibilitou a aproximação entre a professora e a família estreitando os laços de respeito, além do valor de cada uma. Os alunos demonstraram um desenvolvimento na linguagem, no interesse pela leitura e na postura como leitor. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Lixo Eliminação Aspectos ambientais | pt_BR |
dc.title | Escola e família juntos no desenvolvimento do gosto pela leitura por alunos de 0 a 5 anos: o foco na Literatura Infantil | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
maria_izabel_silv_rio_vasconcelos.pdf | 735.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.