Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCNCH
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carlos Augusto Novais | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernanda Rohlfs Pereira | pt_BR |
dc.creator | Maristela de Oliveira Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T22:24:23Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T22:24:23Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCNCH | - |
dc.description.resumo | Pensar na oralidade como uma forma de expressão que antecede, em muito, a escrita, leva a crer que é preciso garantir às crianças a oportunidade de aprender e de desenvolver os saberes da oralidade. A literatura tem o poder de levar o sujeito a reflexões sobre diversos assuntos, de integrá-lo num mundo de aventuras e de amores, de permitir-lhe viajar por terras jamais visitadas. Dessa forma, a literatura pode ser um instrumento de grande impacto no trabalho com a oralidade. O presente trabalho apresenta uma prática em que a literatura está à mercê do desenvolvimento da oralidade. Traz, como questão central, o impacto da literatura no ensino/aprendizagem da oralidade em crianças de sete e oito anos. Para realizar essa prática, a metodologia adotada foi a leitura conjunta de algumas obras de literatura infantil seguidas de debates dos alunos sobre temas referentes aos textos, nos quais os alunos levantavam hipóteses e argumentavam sobre suas opiniões, apropriando-se assim, dos saberes linguísticos. Os resultados alcançados foram satisfatórios, porém, reafirmamos a nossa crença de que o ensino da oralidade é um trabalho que deve fazer parte do planejamento da escola e do dia a dia das crianças. Assim, este trabalho parte da concepção de que o homem é um ser da fala e que essa fala é de grande importância para a formação cultural do sujeito e para a preservação das tradições não escritas, que persistem mesmo em culturas em que a escrita já entrou de forma decisiva. Portanto, como nos diz Marcuschi (2003, p. 24.) [...] certamente, não se trata de ensinar a falar. Trata-se de identificar a imensa riqueza e variedade de usos da língua.. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Capacitação de recursos humanos em saúde | pt_BR |
dc.title | O impacto da literatura no ensino: aprendizagem da oralidade | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
maristela_de_oliveira_fernandes.pdf | 870.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.