Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCNCH
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dc.contributor.advisor1Carlos Augusto Novaispt_BR
dc.contributor.referee1Fernanda Rohlfs Pereirapt_BR
dc.creatorMaristela de Oliveira Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T22:24:23Z-
dc.date.available2019-08-09T22:24:23Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCNCH-
dc.description.resumoPensar na oralidade como uma forma de expressão que antecede, em muito, a escrita, leva a crer que é preciso garantir às crianças a oportunidade de aprender e de desenvolver os saberes da oralidade. A literatura tem o poder de levar o sujeito a reflexões sobre diversos assuntos, de integrá-lo num mundo de aventuras e de amores, de permitir-lhe viajar por terras jamais visitadas. Dessa forma, a literatura pode ser um instrumento de grande impacto no trabalho com a oralidade. O presente trabalho apresenta uma prática em que a literatura está à mercê do desenvolvimento da oralidade. Traz, como questão central, o impacto da literatura no ensino/aprendizagem da oralidade em crianças de sete e oito anos. Para realizar essa prática, a metodologia adotada foi a leitura conjunta de algumas obras de literatura infantil seguidas de debates dos alunos sobre temas referentes aos textos, nos quais os alunos levantavam hipóteses e argumentavam sobre suas opiniões, apropriando-se assim, dos saberes linguísticos. Os resultados alcançados foram satisfatórios, porém, reafirmamos a nossa crença de que o ensino da oralidade é um trabalho que deve fazer parte do planejamento da escola e do dia a dia das crianças. Assim, este trabalho parte da concepção de que o homem é um ser da fala e que essa fala é de grande importância para a formação cultural do sujeito e para a preservação das tradições não escritas, que persistem mesmo em culturas em que a escrita já entrou de forma decisiva. Portanto, como nos diz Marcuschi (2003, p. 24.) [...] certamente, não se trata de ensinar a falar. Trata-se de identificar a imensa riqueza e variedade de usos da língua..pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.titleO impacto da literatura no ensino: aprendizagem da oralidadept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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