Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQM76
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Gorete Neto | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eliana Guimaraes Almeida | pt_BR |
dc.creator | Andréa Almeida da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T03:41:35Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T03:41:35Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQM76 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo o aprofundamento de questionamentos sobre a escrita dos alunos que, ao iniciar o processo de produção de textos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, demonstravam grande entusiasmo, escrevendo bilhetes para os colegas, textos com grande imaginação e que, com o decorrer dos anos, tornaram notória sua falta de interesse pela escrita, além de passarem a apresentar textos empobrecidos pela falta de imaginação. Trata-se da busca de respostas para a questão: Por que, para os alunos que estavam entrando na adolescência, isto é, alunos que estão no 2º anodo 2º ciclo, escrever é tão doloroso? Para cumprir esse objetivo foram feitos planejamentos específicos de produção de textos, além das produções permearem todas as atividades dentro da sala de aula, envolvendo tanto produções orais como escritas. O material coletado foi formado por textos dos alunos, sequências didáticas de trabalhos que envolviam as produções de textos e gravações de aulas. Como base teórica foram usados textos de Magda Soares, Roxane Rojo, Marco Antônio de Oliveira, Marlucy Alves Paraiso, dentre outros autores que tornaram a minha pesquisa viável. Busquei encontrar o fio que desencadeou nos alunos o gosto pela produção textual, criando subsídios para ativar seu potencial criativo e fazendo uma reflexão sobre a maneira como os aspectos didáticos poderiam auxiliar ou prejudicar esse potencial. Os resultados permitiram um repensar da prática, além de uma reestruturação do fazer dentro da sala de aula. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise da prática | pt_BR |
dc.subject | Formação de Escritores pensadores | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Escritores infantis | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A formação de escritores: uma análise da prática docente na interface com a produção dos alunos | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
andr_a_almeida_da_silva.pdf | 763.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.