Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSNCB
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luciana Maria de Souza | pt_BR |
dc.creator | Maria Lorena Mayorga Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T07:47:25Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T07:47:25Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSNCB | - |
dc.description.resumo | A questão que se anuncia nessa monografia surge de minha inserção na Educação Básica quando me deparei, como professora, com uma relação família-escola com muitas dificuldades por parte de ambas as instituições de ser verem como parceiras e aliadas na educação das crianças e jovens. Os pais não se viam e não eram vistos - representados na escola, era como se aquela instituição fosse estranha e não os acolhesse em suas demandas, nem as seus filhos como educandos. Os professores também não se sentiam a vontade com as famílias e as viam como distantes e não implicadas na educação dos filhos. O que, de fato, estabelece um diálogo de surdos entre as duas instituições e que possui implicações diretas não apenas na forma como se dá a escolarização dos filhos/alunos, mas também traz implicações na socialização desses jovens devido o tempo demasiado longo em que a escolarização acontece. Os filhos/alunos passam muito tempo na escola, muitos anos, muitos dias, muitas horas, o que pode provocar e avalizar, em um contexto de pouca interação dialógica, uma relação de distanciamento que pode vir a repercutir negativamente no desempenho escolar e mais ainda na autoimagem dessas crianças e jovens, assim como no pertencimento deles a sua cultura e a cultura presente e dispersa no entorno da escola em que vivem. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de Educadores para Educação Básica | pt_BR |
dc.subject.other | Família Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Lar e escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Participação dos pais | pt_BR |
dc.title | família e escola: um diálogo sobre educar | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
maria_lorena_mayorga_borges.pdf | 850.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.