Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADULEG
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Alice Moreira Lima | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gilmar Moura da Silva | pt_BR |
dc.creator | Maria de Lourdes da Silva Queiroz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T14:20:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T14:20:53Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADULEG | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem com eixo central as estratégias de monitoramento e intervenção pedagógica, que propiciam aos alunos progredirem no conhecimento de vários gêneros textuais, recorrendo sucessivamente às necessidades sociais dos estudantes para buscar motivação na produção dos diversos tipos de texto. O monitoramento e a intervenção pedagógica foram apoiados no resultado das avaliações externas Provinha Brasil e Avalia BH. Foi feita uma avaliação estatística dos dados e resultados e a partir disso foi montado o projeto de intervenção pedagógica. Para que os alunos desenvolvessem a prática de leitura e escrita de maneira significativa, foi orientado que as professoras desenvolvessem suas aulas com bastante motivação, utilizando cantinhos de leitura e uma grande variedade de textos, com sequências didáticas que tiveram como objetivo refletir sobre a necessidade da leitura e escrita no contexto social. As práticas em sala de aula foram sempre voltadas para proporcionar aos alunos a prática do letramento, que ainda hoje continua sendo um desafio para a escola. O letramento vai além da capacidade de codificar e decodificar. Esse trabalho foi desenvolvido com o intuito de orientar os professores a fazer com que os alunos apropriassem do uso da leitura, escrita e interpretassem todas as informações que os cercam nas relações sociais de forma significativa através dos gêneros textuais | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Intervenção Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Os gêneros textuais como promoção da prática do letramento | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
maria_de_lourdes_da_silva_queiroz.pdf | 885.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.