Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADULEG
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Alice Moreira Limapt_BR
dc.contributor.referee1Gilmar Moura da Silvapt_BR
dc.creatorMaria de Lourdes da Silva Queirozpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T14:20:53Z-
dc.date.available2019-08-13T14:20:53Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADULEG-
dc.description.resumoEste trabalho tem com eixo central as estratégias de monitoramento e intervenção pedagógica, que propiciam aos alunos progredirem no conhecimento de vários gêneros textuais, recorrendo sucessivamente às necessidades sociais dos estudantes para buscar motivação na produção dos diversos tipos de texto. O monitoramento e a intervenção pedagógica foram apoiados no resultado das avaliações externas Provinha Brasil e Avalia BH. Foi feita uma avaliação estatística dos dados e resultados e a partir disso foi montado o projeto de intervenção pedagógica. Para que os alunos desenvolvessem a prática de leitura e escrita de maneira significativa, foi orientado que as professoras desenvolvessem suas aulas com bastante motivação, utilizando cantinhos de leitura e uma grande variedade de textos, com sequências didáticas que tiveram como objetivo refletir sobre a necessidade da leitura e escrita no contexto social. As práticas em sala de aula foram sempre voltadas para proporcionar aos alunos a prática do letramento, que ainda hoje continua sendo um desafio para a escola. O letramento vai além da capacidade de codificar e decodificar. Esse trabalho foi desenvolvido com o intuito de orientar os professores a fazer com que os alunos apropriassem do uso da leitura, escrita e interpretassem todas as informações que os cercam nas relações sociais de forma significativa através dos gêneros textuaispt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherAlfabetização pt_BR
dc.titleOs gêneros textuais como promoção da prática do letramentopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_de_lourdes_da_silva_queiroz.pdf885.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.