Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXF49
Type: Monografias de Especialização
Title: A adesão dos alunos do terceiro ciclo ao programa escola integrada
Authors: Mariza Geralda Mendes Carvalho
First Advisor: Bernardo Micherif Carneiro
First Referee: Maria José Gontijo Salum
Abstract: A finalidade deste estudo é identificar os fatores que favorecem a adesão dos alunos do terceiro ciclo no Programa Escola Integrada (PEI) nas escolas de Ensino Fundamental Regular de Belo Horizonte. O Programa Escola Integrada (PEI) foi implantado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2006, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação através da extensão da jornada escolar e da utilização dos diversos espaços da cidade como espaço educativo. Para este estudo, foram utilizados questionário e a entrevista não-estruturada e as metodologias quantitativa, qualitativa e qualitativa quantificada. Como resultado desta pesquisa, a partir do olhar dos profissionais que atuam no PEI, concluiu-se que os fatores que contribuem para uma maior adesão dos alunos do terceiro ciclo ao PEI são: a existência de atividades que promovam a competição e a apresentação dos alunos, uma maior integração entre o professor coordenador e os professores do ensino regular, a presença de monitores comprometidos com o programa e a permanência dos alunos no programa por vários anos.
Subject: Educação integral 
Professores de ensino fundamental Formação 
Escolas de tempo integral
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXF49
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariza_geralda_mendes_carvalho.pdf350.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.