Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6PX2
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Brincando e vivenciando arte
Autor(es): Vera Lúcia Coelho de Sousa
Primeiro Orientador: Eliette Aparecida Aleixo
Primeiro membro da banca : Willi de Barros Goncalves
Resumo: Este estudo aborda algumas questões referentes à aprendizagem de Arte na escola, com foco na proposta metodológica de apreciação de obras artísticas, através do brincar. A fundamentação teórica está baseada em autores que teorizam sobre o ensino de Arte, como a importante professora e pesquisadora Ana Mae Barbosa, e de autores como Maria Heloísa Ferraz, Maria F. Fusari e Tizuko Morchida Kishimoto A proposta de apreciação artística focou na temática das brincadeiras, o que se relaciona diretamente com o universo infantil. A prática de brincar e apreciar arte relacionada às brincadeiras objetivou proporcionar um aprendizado mais significativo para os alunos, crianças na faixa de oito a nove anos de idade. Dessa forma, constata-se que a esta experiência realizada com alunos do 4º ano do ensino fundamental gerou discussões importantes sobre o brincar e que foi um recurso facilitador da aprendizagem sobre dois importantes artistas que utilizam a brincadeira como temática em suas obras: Cândido Portinari e Ivan Cruz.Certamente este conhecimento propiciou estimular o processo criativo dos alunos, quando apreciaram obras artísticas e produziram também trabalhos pautados na temática das brincadeiras.
Assunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6PX2
Data do documento: 12-Dez-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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