Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEAJXM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Inez Melo de Toledopt_BR
dc.contributor.referee1Luiza Gabriela de Oliveirapt_BR
dc.creatorRosiane Cristina Marquespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T20:55:22Z-
dc.date.available2019-08-12T20:55:22Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEAJXM-
dc.description.resumoO presente trabalho trata de um relato de experiência desenvolvido com alunos do 1º ano do 2º ciclo da rede municipal de Belo Horizonte em que foi utilizado um terrário como proposta pedagógica, para se trabalhar numa perspectiva investigativa a construção de conceitos como a fotossíntese, o ciclo da água e relações ecológicas.O terrário como modelo de ecossistema permitiu o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes adequados às necessidades e à idade das crianças valorizando a dúvida, o interesse e a participação.Foi possível também verificar os conhecimentos espontâneas das crianças por meio desse recurso. Em sala de aula foram trabalhados conteúdos como ciclo da água, a fotossíntese e os elementos presentes no ecossistema artificial. Questões problematizadoras foram lançadas como ponto de partida que ora foram respondidas por escrito, ora oralmente e ora em forma de dramatização. Dois textos serviram como apoio, estimulando a leitura e a interpretação. Por meio da montagem e observação dos terrários, foi possível verificar o envolvimento dos alunos e concluir o quanto atividades experimentais contribuem para o aprendizado prazeroso e com certeza, mais significativo. Avaliação da aprendizagem ocorreu na observação da participação e do interessedurante todo o processo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectLASEBpt_BR
dc.subjectinvestigaçãopt_BR
dc.subjectterráriopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino pt_BR
dc.titleUm relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da águapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rosiane_cristina_marques.pdf128.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.