Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEDL88
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bernardo Micherif Carneiropt_BR
dc.contributor.referee1Maria José Gontijo Salumpt_BR
dc.creatorRenata Pereira Rocha Garcia de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T21:07:24Z-
dc.date.available2019-08-14T21:07:24Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEDL88-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo detectar a presença ou não do fenômeno bullying, quantificá-lo, qualificá-lo e, a partir desses dados, desenvolver uma proposta de intervenção em turmas de sexto ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo. Metodologia: A partir das repostas de um questionário aplicado na turma, buscou-se, à luz da literatura especializada sobre o tema, por um lado, conhecer a percepção dos alunos sobre esse comportamento e, por outro, identificar a presença e as características do fenômeno na escola. Resultados: 48 alunos (42,47%) sofreram agressões/bullying. Dentre as vítimas de agressões, 2 alunos (1,76%) relatam ter recebido Agressão física direta, 6 alunos (5,30%) relatam ter recebido Agressão Física indireta, 30 alunos (26,54%) relatam ter recebido agressão verbal ou ameaças, 6 alunos (5,30%) relatam ter recebido Exclusão social e 4 alunos (3,53%) sofreram outras formas de bullying não especificadas. Conclusão: Os dados levantados na pesquisa de campo mostraram que parte dos alunos se envolve na prática de agressões/ bullying, seja como agressor (25 alunos), vítima (48 alunos) ou observador (92 alunos). Diante do predomínio absoluto de agressões verbais e do diminuto nº de agressões físicas (diretas ou indiretas), foi delineada uma proposta de intervenção. Realizou-se, também, o estudo bibliográfico a respeito do tema proposto.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectConflito entre estudantespt_BR
dc.subjectViolência entre parespt_BR
dc.subjectCyberbullyingpt_BR
dc.subjectViolência nas escolaspt_BR
dc.subject.otherViolência escolarpt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherBullying nas escolas pt_BR
dc.titleO fenômeno bullying no ambiente escolarpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
renata_pereira_rocha_garcia_de_souza.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.