Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AELJF5
Type: Monografias de Especialização
Title: Proposta de abordagem e tratamento do fumante no território da Equipe Verde da Unidade Básica de Saúde Rosa Capuche
Authors: Tamara Rita Alves Januario
First Advisor: Roselane da Conceição Lomeo
First Referee: Fernanda Carolina Camargo
Abstract: O tabagismo é considerado fator causal de aproximadamente cinqüenta doenças e está entre os principais problemas de saúde pública mundial. O Programa Nacional de Combate ao Tabagismo (PNCT) foi estabelecido com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a morbimortalidade relacionada ao consumo do tabaco no Brasil. Dentre as ações do PNCT estão a capacitação de profissionais e o financiamento voltado para abordagem e tratamento do fumante na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). O presente estudo tem como objetivo propor um plano de intervenção para abordagem e tratamento do fumante no território da equipe verde da Unidade Básica de Saúde Rosa Capuche do Município de Betim, MG. Tal proposta demonstra a importância da Estratégia Saúde da Família como um grande aliado ao PNCT devido ao seu papel central na educação em saúde. A metodologia do estudo consta de revisão de literatura na base de dados LILACS, manuais do Ministério da Saúde e INCA, organização de capacitação dos profissionais da equipe de saúde e, implantação de um grupo piloto com os usuários tabagistas interessados. Espera-se como resultados deste estudo estimular a inclusão de ações de prevenção e promoção da saúde na rotina da equipe, aumentando a oferta e acesso ao tratamento do tabagismo na Unidade.
Abstract: Smoking is considered a causal factor of approximately fifty different diseases and it is among the leading public health problems worldwide. The National Tobacco Control Program (NTCP) was established to reduce smoking prevalence and morbidity and mortality related to tobacco consumption in Brazil. Among the actions used by NTCP are professional training and funding toward de approach and treatment of smokers. This study aims to propose an action plan to approach and treatment of smokers within the green team Health Unit Basic Rosa Capuche - Betim, MG. This proposal demonstrates the importance of the Family Health Strategy as a great ally to the National Tobacco Control Program due to its central role in health education. The study methodology consists of a literature review (LILACS database, manuals of the Ministry of Health and INCA), organizing professional training and implementation of a pilot group for interested users. The expected results of this study are encouraging the prevention and health promotion, and increasing the access to treatment of smoking.
Subject: Saúde da família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AELJF5
Issue Date: 3-May-2014
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_tamara_avaliado_pela_banca_vs_corrigida_cd_rom.pdf387.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.