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Type: Monografias de Especialização
Title: Desafios enfrentados por crianças, adolescentes e seuscuidadores no controle do Diabetes Mellitus tipo I
Authors: Eliane Higino de Araujo
First Advisor: Geralda Fortina dos Santos
Abstract: RESUMOO Diabetes Mellitus tipo I afeta uma grande proporção de pessoas em todo o mundo e exige várias modificações nos hábitos de vida. Em crianças e adolescentes é alta a sua incidência e por isso trás repercussões importantes no seu cotidiano, haja vista que seutratamento passa pelas restrições alimentares, injeções múltiplas de insulina, necessidade de atividade física regular, e ainda pelo medo das possíveis complicações e mal estar provocado pelos sintomas de hiper e hipoglicemia. Trata-se de um estudo descritivo realizado a partir de fontes secundárias, por meio de levantamento bibliográfico na qual aestratégia adotada foi à revisão integrativa. A pesquisa foi baseada em busca eletrônica no site da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e fizeram parte deste trabalho crianças e adolescentes entre a faixa etária de 6 meses á 19 anos portadores de Diabetes Mellitus Tipo I ou Insulino dependentes. Para refinamento das buscas pelas obras utilizadas foi seguido critério de utilização de descritores, a saber: Diabetes mellitus tipo I na base de dados da LILACS (Literatura relativa às ciências da saúde) foram encontrados (50), com descritorescrianças and diabetes mellitus tipo I na base de dados LILACS obtivemos (7), com odescritor auto cuidado and diabetes mellitus foram encontrados (7) artigos e com descritor educação em saúde and diabetes mellitus na base de dados LILACS obtivemos (48). Foram encontrados no total 112 artigos, e os títulos deles foram lidos e aqueles que estiveram em consonância com o tema deste estudo foram escolhidos. Após está primeira etapa, foram lidos os resumos de todos os artigos e obras selecionadas. Embora a base de dados apresente uma qualidade expressiva de artigos os mesmos se encontravam repetidospor atenderem a vários descritores. Por fim, os artigos, que realmente contemplavam o problema em questão deste estudo, foram lidos na integra, fazendo parte desta revisão integrativa um total de 25 obras. Após a escolha do tema foi realizado um levantamento bibliográfico preliminar para facilitar a identificação do problema de pesquisa, afim de, conceber um problema de real significação e importância para o meio acadêmico, descrever desafios enfrentados por crianças, adolescentes e seus cuidadores no controle do DM tipo I.O tratamento requer uma adaptação ás mudanças, não só do paciente como também de sua família. As alterações vão além dos aspectos físicos, abrangendo aspectos psicossociais queenvolvem o campo de interações e de desenvolvimento pessoal. Em virtude das grandes complicações que o Diabetes provoca na vida da criança e de sua família, cabe aos profissionais de saúde identificar as pessoas com riscos para esta doença e intensificar ações para promover e controlar a doença entre os já diagnosticados. Nesse sentido, é importante aos cuidadores reconhecer o momento de cada um e o contexto em que está situada a pessoa doente, assim como compreender sentimentos e experiências diante da realidade vivida, de modo a contribuir para que a criança e o adolescente possam ter umavida tranquila sem que doença atrapalhe o seu desenvolvimento. Acredita-se que isso não só refletirá positivamente na aderência da criança\adolescente e da família ao controle da patologia, mas também no bem estar de todos os envolvidos.
Abstract: Diabetes mellitus type I affects a large proportion of people worldwide and requires several modifications in lifestyle. In children and adolescents is a high incidence and why behind major impact in their daily lives, given that their treatment goes through dietary restrictions,multiple insulin injections, the need for regular physical activity, and also by the fear of possible complications and discomfort caused by the symptoms of hyper and hypoglycemia. This is a descriptive study to par¬tir secondary sources, through biblio¬gráfico survey in which the strategy was the integrative review. The research was based on electronic search on the site Virtual Library in Health (BVS) and made part of this work children and adolescents between the ages of 6 months will carry 19 years Diabetes Mellitus Type I or Insulin dependent. To refine the search by the works used was followed criteria of use descriptors, namely: "Diabetes mellitus type I" in the LILACS database (Literature on the Health Sciences) were found (50), with descriptors "Children anddiabetes mellitus type I "in LILACS database obtained (7), with the descriptor" self care and diabetes mellitus "were found (7) articles and descriptor" health education and diabetes mellitus "in LILACS database obtained (48) . They found in total 112 articles, and their titles were read and those who have been in line with the theme of this study were chosen. Following is the first step, the abstracts of all articles and selected works were read. Although the database presents an expressive quality articles they were repeated for responding to various descriptors. Finally, Articles, which really contemplated the problem at hand, this sector was read in its entirety as part of this integrative review a total of 25works. After choosing the topic was conducted a preliminary literature to facilitate theidentification of the research problem, in order to conceive a real problem significance andimportance to the academic community, describe challenges faced by children, adolescentsand their caregivers in the control of DM type I. The treatment requires adaptation tochange, not only the patient but also his family. The changes go beyond the physical aspects, including psychosocial aspects involved in the field of interactions and personal development. Because of the major complications that diabetes causes in the life of the child and his family, it is for health professionals identify people at risk for this disease andintensify actions to promote and control the disease among those already diagnosed. Therefore, it is important to caregivers recognize the moment of each and the context in which is located the sick person, and understand feelings and experiences on the lived reality in order to contribute to the child and the teenager may have a life quiet withoutdisease disrupt their development. It is believed that not only reflect positively on adherence child \ teen and family to control the disease, but also the well being of all involved.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEPNPD
Issue Date: 27-Jun-2015
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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