Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEPPLV
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Educasaúde: uma proposta de educação permanente para agentes comunitários de saúde do município de Caetanópolis MG
Autor(es): Marcela Moreira Nascimento
primer Tutor: Eliana Aparecida Villa
Resumen: A consolidação de uma ação educativa profissional que permita instigar reflexões, fomentar críticas e transformar realidades por meio da análise das percepções e vivências dos profissionais, sustentou esta proposta de intervenção. Parte-se do princípio que a educação permanente é capaz de viabilizar a melhoria da qualidade assistencial por meio de um processo educativo contínuo voltado para os profissionais de saúde, sob a ótica da aprendizagem significativa. O objetivo deste estudo foi elaborar uma proposta de intervenção, fundamentada na educação permanente, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de uma unidade da Estratégia Saúde da Família do município de Caetanópolis, Minas Gerais. Como percurso metodológico, utilizou-se a revisão bibliográfica narrativa para dar sustentação à proposta. Inicialmente, realizou-se uma busca de artigos na base dedados SciELO, além dos artigos, publicações do Ministério da Saúde e manuscritos de importantes autores da área da educação. Tal revisão apontou que a educação permanente pretende incorporar o ensino e o aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas profissionais, no contexto real em que ocorrem, permitindo uma visualização e reflexão das práticas, propiciando sua melhoria.Como resultados da proposta de intervenção espera-se a melhoria da qualidade assistencial pautada na reflexão e discussão das práticas ao serem correlacionadas aos aspectos técnico-científicos, fazendo com que as ações desenvolvidas pelos ACS´s sejam mais efetivas.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEPPLV
Fecha del documento: 19-jun-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
marcela_moreira_nascimento__5_.pdf913.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.