Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AHJFA6
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação permanente sobre aleitamento materno: projeto de intervenção para uma assistência técnica de enfermagem com qualidade
Authors: Geralda Magela Ferreira e Silva
First Advisor: Celia Maria de Oliveira
Abstract: O aleitamento materno é uma das estratégias mais importantes na prevenção de adoecimento e morte de recém-nascidos. Mesmo diante das recomendações e vantagens, ainda há uma baixa adesão das mulheres à amamentação. Entre as causas determinantes do desmame precoce têm-se a referência ao choro e à fome da criança e insuficiência do leite materno, entre outras. A ausência de orientações sobre aleitamento materno pelos profissionais potencializa a não adesão ou o desmame precoce, principalmente da equipe técnica de enfermagem que assiste de forma ininterrupta o binômio mãe-bebê nas maternidades. Assim, a educação permanente destes profissionais nesta temática é fator de sucesso para a prática do aleitamento materno. OBJETIVO: Propor ação educativa em saúde à equipe técnica de enfermagem da maternidade para orientações às gestantes e puérperas sobre aleitamento materno. MÉTODO: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura sobre o referido tema e desenvolvimento de ações com base no Planejamento Estratégico Situacional e na Estimativa Rápida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A realização deste projeto de intervenção proporcionará aos técnicos de enfermagem refletir sobre sua prática assistencial voltada para o aleitamento materno. Permitirá que esses profissionais problematizem questões do seu dia-a-dia de trabalho que possibilite identificar estratégias para a melhoria continua da assistência materno-infantil prestada. Nesse sentido, a aprovação institucional para a realização desta proposta beneficiará tanto a qualidade da assistência às puérperas e aos recém-nascidos como a resolutividade da maternidade como um todo, pois com a melhoria da assistência ao binômio mãe-bebê poderá haver otimização da alta hospitalar e indicadores de qualidade positivos
Abstract: Breastfeeding is one of the most important strategies in the prevention of illness and death in newborns. Even before the recommendations and advantages, there is still a poor adherence of women to breastfeeding. Among the determinants of early weaning have been a reference to cry and hunger of children and insufficient breast milk, among others. The absence of guidelines on breastfeeding by professionals enhances the non-adherence or early weaning, especially the technical staff nursing watching uninterrupted mother-baby binomial in maternity wards. Thus, the continuing education of these professionals on this theme is success factor for the practice of breastfeeding. OBJECTIVE: To propose educational activities in health maternity nursing technical staff for guidance to pregnant and postpartum women about breastfeeding. METHOD: This is a narrative review of the literature on that topic and development actions based on the Situational Strategic Planning and Flash Estimate. CONCLUSION: The realization of this intervention project will provide practical nurses reflect on their care practice geared towards breastfeeding. It allows these professionals should discuss issues of their day-to-day work that makes it possible to identify strategies for continuous improvement of maternal and child care provided. In such sense, the institutional approval to carry out this proposal will benefit both the quality of care for mothers and newborns as maternity solving as a whole, because with the improvement of care to mother-child binomial may be discharged optimization and positive quality indicators
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AHJFA6
Issue Date: 27-Jun-2015
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
geraldamfs.tcc2015.pdf7.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.