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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Desempenho de crianças com e sem diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em uma bateria neuropsicológica computadorizada
Autor(es): Suzan Caroline Such
primer Tutor: Arthur Melo e Kummer
primer miembro del tribunal : Guilherme Nogueira Mendes de Oliveira
Resumen: O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é o distúrbio neurocomportamental mais comum na infância. Estima-se que 5,29% das crianças em todo o mundo têm o diagnóstico de TDAH. Os principais sintomas do TDAH incluem comprometimento da atenção concentrada, impulsividade e hiperatividade, e várias crianças com o transtorno têm prejuízos no rendimento acadêmico e na relação com colegas, professores e pais. Para explicar o TDAH, modelo como o déficit das funções executivas (FEs) têm sido proposto. Embora nem todas as crianças com TDAH apresentem problemas nas FEs, testes que as avaliam são importantes para refinar o diagnóstico e auxiliar no prognóstico. Objetivos: Comparar o desempenho de crianças com e sem TDAH em uma bateria neuropsicológica computadorizada. Métodos: Foram convidados a participar da pesquisa crianças entre 7 a 13 anos de escolas de Belo Horizonte e Nova Lima, além de pacientes do Ambulatório de Déficit de Atenção do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (AMBDA- HC UFMG) e clínicas particulares. Após consentimento do participante e responsável, os participantes foram submetidos aos testes computadorizados (Go-No-Go, Teste de Dígitos direto e inverso, Donkey, Teste de Stroop, Torre de Londres, Teste de Classificação de Cartas), ao teste de inteligência Raven (para pareamento dos sujeitos) e a um questionário sobre uso de computadores e vídeo game. Além disso, os pais preencheram o SNAP-IV (questionário de rastreio de sintomas de TDAH), SDQ (questionário de rastreio de transtornos comportamentais), questionário breve sobre hábitos de uso de computador e vídeo game de seus filhos e critério socioeconômico. Resultados: Participaram da pesquisa 50 crianças, das quais 54% possuem diagnóstico de TDAH e 84% obtiveram desempenho na média ou acima da média no teste Raven. Na análise feita com o programa SPSS (v. 20.0), crianças com TDAH apresentaram um desempenho pior em testes que avaliam flexibilidade cognitiva (Teste de Classificação de Cartas (BCST)- erros não perseverativos: p=0,018), planejamento (Torre de Londres: p=0,047), controle inibitório (Teste de Classificação de Cartas (BCST)- erros: p=0,010) e atenção (Teste de Classificação de Cartas (BCST)- respostas corretas: p=0,019). Porém não se observou diferença significativa quanto à memória de trabalho e tomada de decisão. Crianças com mais sintomas de desatenção apresentaram desempenho pior no Stroop (p=0,057, r=0,279) e Torre de Londres (pontuação: p=0,038, r= -0,295; tentativas: p=0,051, r=0,277). Conclusão: Crianças com TDAH apresentaram desempenho pior principalmente no testes que avaliam planejamento e flexibilidade cognitiva. A avaliação neuropsicológica computadorizada pode se constituir em um importante aliado no diagnóstico do TDAH e fornecer dados relevantes para o acompanhamento e tratamento.
Abstract: The Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is the most common neurobehavioral disorder in childhood. It is estimated that 5.29% of children worldwide are diagnosed with ADHD. The main symptoms of ADHD include impaired focused attention, hyperactivity and impulsivity, and many children with the disorder have impairments in academic performance and relationships with peers, teachers and parents. To explain ADHD, the deficit model of executive functions (EF) have been proposed. Although not all children with ADHD have problems in EFs, tests that evaluate them are important to refine the diagnosis and in prognosis. Objectives: To compare the performance of children with and without ADHD on a computerized neuropsychological battery. Methods: We invited children aged 7-13 years old to participate in this research from schools in Belo Horizonte and Nova Lima, and patients from AMBDA HC-UFMG and private clinics. After the consent of the participant and their parents, the participants were subjected to computerized testing (Go-No-Go, Digit Span forward and backward, Donkey, Stroop Test, Tower of London, Card Sorting Test), the Raven (for pairing of subjects) and one questionnaire about use of computers and video games. In addition, parents completed the SNAP-IV (screening questionnaire of ADHD symptoms), SDQ (questionnaire screening behavioral disorders), brief questionnaire about use of computer and video games from their children and socioeconomic criteria. Results: 50 children, participated and 84% were performing at or above average on Raven and 54% have a diagnosis of ADHD. In the analysis performed using the SPSS (v. 20.0), children with ADHD showed poorer performance on tests that assess cognitive flexibility (Card Sorting Test (BCST)- no perseverative error: p=0,018), planning (Tower of London: p=0,047), inhibitory control (Card Sorting Test (BCST)- error: p=0,010) and attention Card Sorting Test (BCST)- correct answer: p=0,019). However there was no significant difference in working memory and decision making. Children with more symptoms of inattention showed worse performance in the Stroop (p=0,057, r=0,279) and Tower of London (score: p=0,038, r= -0,295; tries: p=0,051, r=0,277). Conclusion: Children with ADHD showed worse performance mainly on tests that assess planning and cognitive flexibility. The computerized neuropsychological assessment can be an important ally in the diagnosis of AHDH and provide relevant data for monitoring and treatment.
Asunto: Neurociências
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AJ5PAH
Fecha del documento: 6-ago-2013
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