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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Percurso acadêmico de alunos de graduação da área de saúde da UFMG: análise das perícias médicas realizadas entre 2009 e 2015
Authors: Maria do Rosario Santos
First Advisor: Elizabeth Costa Dias
First Co-advisor: Eliane Costa Dias Macedo Gontijo
First Referee: Andrea Maria Silveira
Second Referee: Elza Machado de Melo
Third Referee: Myrian Fatima de Siqueira Celani
Abstract: A evasão no ensino superior brasileiro é um problema grave e ainda pouco explorado na literatura acadêmica, que demanda esforço efetivo no sentido de compreender e explicar suas possíveis causas e consequências para intervir nelas. O estudo descreve os laudos periciais e suas repercussões sobre o percurso acadêmico, de estudantes de graduação da área de saúde na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que foram submetidos à perícia médica pelo Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador da UFMG no período de agosto de 2009 a junho de 2015. A finalidade foram trancamentos totais e concessão de regime especial. Entre os 4.090 atendimentos a alunos realizados pelo setor, 917 (22,4%) correspondem à perícia médica, sendo 31% em alunos da área da saúde. Em 91 dos casos foi concedido trancamento de matrícula ou regime especial, não se observando diferença de sexo. Entre os alunos dos cursos de Farmácia e Medicina, o principal motivo de trancamento de matrícula foram sofrimento e doença mental. Entre os alunos do curso de Educação Física que solicitaram regime especial, 93% o fizeram para recuperação de problemas osteomusculares. Houve 16,4% de cancelamentos de matrícula no período estudado. Verificou-se razão de prevalência de 4,95 (IC95%=4,4;5,5), indicando que alunos que trancaram o curso pelo menos uma vez tiveram probabilidade quase cinco vezes maior de evasão do curso do que aqueles que não o fizeram. Os resultados sugerem que o sofrimento e o adoecimento mental em alunos dos cursos de graduação na área de saúde devem ser mais bem-estudados e que sejam desenvolvidas políticas estratégias de promoção da saúde e qualidade de vida que acompanhem os processos de formação, garantindo suporte aos alunos e evitando perdas de ordem pessoal e institucional decorrentes do trancamento total e da evasão escolar. Os fluxos e procedimentos no âmbito do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador - Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (DAST-SIASS) UFMG necessitam ser redefinidos e ampliado o diálogo com os Colegiados de curso.
Abstract: Truancy in Brazilian higher education is a serious problem and still little explored by the academic literature, which demands an effective effort to understand and explain its possible causes and consequences to intervene on them. The study describes the medical expertise reports and their repercussions on the academic course of undergraduate health students at Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), who were submitted to Medical Expertise by the Department of Attention to Worker Health of UFMG, from August 2009 to June 2015, for purposes of full dropping and concession of special regime. Among the 4,090 students who received assistance by this sector, 917 (22.4%) corresponded to medical expertise, 31% of which were students from the Health area. In 91 cases, full dropping and concession of special regime were given without observing difference of genre. Among the students from Pharmacy and Medicine courses, the main reason for full dropping was grief and mental illness. 93% of students of Physical Education who requested a special regime did it for the recovery of musculoskeletal problems. There were 16.4% of enrollment cancellations in the studied period. A Prevalence Ratio of 4.95 (IC95%=4,4;5,5) was found indicating that students who cancelled the course at least once were almost five times more likely to be on course evasion than those who did not do it. The results suggest that the grief and mental illness in undergraduate students from health area should be better studied, and that policies should be developed to promote health and quality of life that follow the graduation processes, guaranteeing support to students and avoiding personal and institutional losses resulting from total interruptions and school dropout. Flows and procedures within the scope of Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador - Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (DAST-SIASS) UFMG need to be redefined, and the dialogue with the Courses Collegiate must be expanded.
Subject: Evasão escolar
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
Prova pericial
Estudantes de Ciências da Saúde
Medicina
Serviços de saúde para estudantes
Orientação vocacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AJNNJ2
Issue Date: 18-Jul-2016
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