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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Triagem de atraso de desenvolvimento e de alterações de comportamento: estudo normativo do Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC) no contexto brasileiro
Autor(es): Rafaela Silva Moreira
primer Tutor: Claudia Regina Lindgren Alves
primer Co-tutor: Livia de Castro Magalhaes
primer miembro del tribunal : Elizabeth do Nascimento
Segundo miembro del tribunal: Stela Maris Aguiar Lemos
Tercer miembro del tribunal: Rosana Fiorini Puccini
Cuarto miembro del tribunal: ophie Helena Eickmann
Resumen: Introdução: Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, há poucos instrumentos de avaliação de desenvolvimento infantil validados, adaptados à cultura, acessíveis e viáveis para uso na prática clínica. Neste contexto, torna-se importante a adaptação transcultural e validação de instrumentos que possam ser usados em larga escala em nosso país. O Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC) é um questionário norte-americano direcionado aos pais de crianças de um a 65 meses. O SWYC é dividido em três subseções: desenvolvimento (Marcos do Desenvolvimento e Observações dos Pais sobre Interação Social-POSI), comportamento (Lista de Sintomas do Bebê-BPSC e Lista de Sintomas Pediátricos-PPSC) e fatores de risco familiares (Perguntas sobre a Família). O SWYC é de rápida e fácil aplicação, tem a vantagem de ser de livre acesso, apresenta evidências de validade e confiabilidade, demonstrando ser viável para uso na atenção primária. Objetivos: Realizar a adaptação transcultural do SWYC para o português brasileiro e realizar estudo normativo com crianças do Brasil para identificar pontos de corte de detecção de atraso do desenvolvimento e alterações de comportamento. Metodologia: Na primeira fase do estudo foi realizada a adaptação transcultural do SWYC para o português brasileiro, seguindo procedimentos padrão descritos na literatura internacional. A segunda fase se refere ao estudo normativo do SWYC com crianças do Brasil. Foi realizado estudo transversal observacional envolvendo 415 crianças um a 65 meses e seus responsáveis, recrutados em serviços de atenção primaria do município de Araranguá (SC). A aplicação dos questionários foi feita por meio de entrevista individual com os pais/responsáveis tendo duração média de 40 minutos. Inicialmente os pais responderam a um Questionário Estruturado, elaborado pelos próprios pesquisadores, para obter dados sobre fatores de risco e condições socioeconômicas das famílias, em seguida responderam ao SWYC, e a finalização da entrevista ocorria com a aplicação do Ages & Stages Questionnaires - 3ª edição (ASQ-3). As propriedades de medida dos itens do Marcos do Desenvolvimento foram analisadas conforme o instrumento original, utilizando o Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O ponto de corte manual do Marcos do Desenvolvimento foi calculado a partir dos valores e parâmetros da curva característica do item do modelo TRI, utilizando a idade correspondente a 15% de atraso. A validade de constructo do BPSC e PPSC foi verificada por meio da obtenção dos valores de dimensionalidade, confiabilidade e validade convergente. Como realizado na versão original, para o PPSC utilizou-se o modelo Bifactor, sendo necessário ajustar um novo modelo para versão brasileira por meio da análise fatorial exploratória e confirmatória. Foram realizados procedimentos estatísticos para ajustar os pontos de corte para a versão brasileira do BPSC e PPSC, considerando um escore igual ou superior ao percentil 90 para ambos questionários. Resultados/Discussão: A versão final do SWYC adaptada para o português do Brasil está disponível online desde novembro de 2015. O conjunto de itens do Marcos do Desenvolvimento apresentou ajuste adequado na análise fatorial (Kaiser-Meyer-Olkin; KMO=0,97), na validade convergente (Variância Média Extraída; VME=0,73) e na consistência interna (Alfa Cronbach; AC=0,97). Verificou-se ainda que o Marcos do Desenvolvimento fornece mais informação na faixa etária de 10 a 30 meses. Na maioria das faixas etárias do Marcos do Desenvolvimento, BPSC e PPSC, os escores das versões americana e brasileira foram diferentes. Em relação ao BPSC, todos os constructos apresentaram VME, AC e Confiabilidade Composta (CC) acima de 0,60 e KMO>0,50. Em relação ao PPSC pode-se observar que todas as medidas de qualidade e validade dos constructos da versão brasileira em relação a versão original foram muito semelhantes (VME > 0,27; AC=0,81; CC=0,81 e Tucker-Lewis Index e Comparative Fit Index >0,90 e Root Mean Square Error of Approximation <0,10). Conclusão: Conclui-se que os questionários Marcos do Desenvolvimento, BPSC e PPSC, integrantes do SWYC mostram ser promissores para serem utilizados na população do Brasil. Os pontos de corte da versão brasileira do SWYC parecem se adequar melhor ao contexto nacional, sendo recomendavel seu uso no Brasil. A adaptação transcultural e o estudo normativo do SWYC podem ser considerados como o primeiro passo para a validação de recursos para a triagem de atraso no desenvolvimento e alterações do comportamento para uso em larga escala no Brasil.
Abstract: Introduction: In developing countries, like Brazil, there are few child development assessment tools that are validated, adapted to the local culture, accessible, and viable for use in clinical practice. Hence, it is important to validate and adapt tools that can be used on a large scale in our country. The "Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)" is a North American questionnaire for parents of children aged one to 65 months. The SWYC is divided into three evaluation domains: developmental ("Developmental Milestones" and "Parent's Observations of Social Interactions - POSI"), behavior ("Baby Pediatric Symptom Checklist - BPSC" and "Preschool Pediatric Symptom Checklist - PPSC), and risk factors that affect parents and children's well-being ("Family Questions"). The SWYC is quick and easy to administer, is available free of charge, and shows evidence of validity and reliability, which makes it feasible to use in primary care. Objectives: To conduct the cross-cultural adaptation of the SWYC for Brazilian Portuguese and to do a normative study to identify cut off scores for the detection of developmental delay and behavioral problems in Brazilian children. Methodology: In the first phase of the study, the cross-cultural adaptation of the SWYC for Brazilian Portuguese was carried out, following standard procedures described in the international literature. The second phase encompassed the normative study of the SWYC with Brazilian children, which consisted on an observational cross-sectional study involving 415 children from one to 65 months and their caregivers, recruited in primary care service facilities in the city of Araranguá (SC). The questionnaires were applied through individual interviews with parents/guardians with an average duration of 40 minutes. Firstly, the parents answered a structured questionnaire, created by the researchers, to characterize risk factors and the socioeconomic status of the families. Next, the SWYC was applied and the interview was ended with the Ages & Stages Questionnaires 3rd edition (ASQ-3). The clinimetric properties of the items of the "Developmental Milestones" were analyzed using the Gradual Response Model of the Item Response Theory (IRT), the same measurement model used to develop the original instrument. The manual cut-off points of the "Developmental Milestones" were calculated based on the values and parameters of the item characteristic curve of the IRT model, using the age corresponding to 15% of delay. The construct validity of the BPSC and PPSC was verified by obtaining the values of dimensionality, reliability and convergent validity. The Bifactor model was employed for the PPSC, following the same procedure used in the original version of the SWYC. This model was adjusted for the Brazilian version by means of exploratory and confirmatory factor analysis. Statistical procedures were also performed to adjust the cutoff points for the Brazilian versions of the BPSC and PPSC, considering that the score at or above the 90th percentile for both questionnaires. Results/Discussion: The final version of SWYC adapted to the Brazilian Portuguese is available online since November 2015. The set of items of the "Developmental Milestones" presented adequate adjustment in the factor analysis (Kaiser-Meyer-Olkin; KMO= 0,97), convergent validity (Average Variance Extracted; AVE= 0,73) and internal consistency (Cronbach's Alpha; AC= 0,97). It was also found that the "Developmental Milestones" provides more information in the 10 to 30 months age group. The scores of the American and Brazilian versions diverged for the majority of age groups for the "Developmental Milestones, BPSC, and PPSC. Regarding BPSC, all constructs presented AVE, AC and Composite Reliability (CC) above 0.60 and KMO> 0.50. Regarding the PPSC, it was observed that all measures of quality and validity of the constructs in the Brazilian and the original version were very similar (AVE> 0.27; AC = 0.81; CC = 0.81; Tucker-Lewis Index and Comparative Fit Index> 0.90 and Root Mean Square Error of Approximation <0.10). Conclusion: We conclude that the SWYC questionnaires "Developmental Milestones", BPSC and PPSC have acceptable measurement quality to be used with the Brazilian population. We recommend the use of the Brazilian version cutoff points because they are more adjusted to the local context. The cross-cultural adaptation and normative study of the SWYC can be considered the first step towards the validation of resources for the screening of developmental delay and behavioral disorders for large scale use in Brazil.
Asunto: Tradução
Atenção primária à saúde
Estudos de viabilidade
Medicina
Desenvolvimento infantil
Inquéritos e questionários
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AM8PW5
Fecha del documento: 30-nov-2016
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