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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Participação em atividades domésticas de crianças e adolescentes com TDAH: implicações para a prática clínica
Authors: Camila Guimaraes Mendes
First Advisor: Debora Marques de Miranda
First Co-advisor: Marisa Cotta Mancini
Abstract: O ambiente doméstico é um contexto de referência para crianças e pode ser informativo para pautar intervenções com crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esse transtorno é tratado com psicoestimulantes que demonstram efetividade na redução de sintomas e melhora no desempenho acadêmico. No entanto, mudanças relacionadas ao contexto domiciliar não são desfechos frequentemente avaliados e pouco se conhece sobre como as famílias se adaptam aos desafios encontrados na rotina domiciliar, e estratégias utilizadas. O objetivo desta dissertação foi investigar a participação doméstica de crianças e adolescentes com TDAH. Para melhor responder às questões investigativas levantadas, três estudos foram elaborados. O primeiro estudo foi uma revisão sistemática da literatura na qual foi investigado o conhecimento científico acerca da participação doméstica de crianças e adolescentes com TDAH e discutido sobre potenciais implicações para a prática clínica. O segundo estudo teve o objetivo de investigar os fatores associados às mudanças no desempenho nas tarefas domésticas e na assistência disponibilizada por seus cuidadores, em crianças com TDAH que se encontravam em tratamento. Em especial, alguns fatores foram investigados pela sua importância no desenvolvimento infantil como os estilos parentais e os sintomas psiquiátricos das mães. O terceiro estudo investigou quais as estratégias utilizadas pelos cuidadores para promover a participação de suas crianças em casa, classificando as estratégias como negativas ou positivas. Também foram investigadas as associações entre o uso de estratégias e os valores e crenças dos pais relacionados à participação doméstica: importância atribuída pelos cuidadores e satisfação com a participação da criança. Ambos os estudos 2 e 3, avaliaram a participação das crianças sob a perspectiva dos seus cuidadores, utilizando o Children Helping Out: Responsibilities, Expectations and Supports (CHORES). O Artigo 2 contou com a informação de 51 cuidadores de crianças e adolescentes com TDAH, entre 6 a 14 anos, que foram acompanhados ao longo de um ano de tratamento medicamentoso, enquanto o Artigo 3 contou com a participação de 100 cuidadores de crianças com TDAH. No Artigo 1, cinco artigos foram incluídos na revisão de literatura, mostrando que o tema em questão ainda é incipiente. A falta de generalização dos resultados é uma limitação importante, no entanto essa pode ser uma expectativa irreal em contexto clínico, devido o TDAH ser uma condição de saúde heterogênea e considerando toda diversidade sociocultural existente e das famílias estudadas. Maiores investigações se fazem necessárias para ampliar o conhecimento acerca dos perfis de participação dessa população tendo em vista que outros fatores, ainda não explorados, também podem influenciar o engajamento das crianças nas tarefas domésticas. No Artigo 2, as mudanças na participação doméstica das crianças com TDAH foram significativas, demonstrando aumento no número de tarefas realizadas, bem como a redução da assistência disponibilizada pelos cuidadores, após cerca de 16 meses de tratamento medicamentoso. Sintomas maternos de TDAH e o estilo parental autoritário foram preditivos de mudanças na participação das crianças em tarefas domésticas. Para crianças com TDAH em tratamento, as características psicológicas maternas e os estilos e dimensões parentais dos pais tiveram um impacto nos resultados funcionais, enfatizando a importância de avaliar e abordar as características da família para melhorar o ambiente familiar e nortear práticas mais efetivas para essa população. No Artigo 3, foi identificado que a maioria das famílias usavam alguma estratégia em casa para promover a participação das crianças nas tarefas domésticas, embora a maioria delas usem estratégias negativas (ex. punição, ameaça, retirada de privilégios) em vez de positivas (ex. elogio, motivação, com base em recompensas). No contexto do TDAH, o tipo de estratégia utilizada pode ter um impacto significativo na dinâmica familiar bem como para a criança, justificando a importância do tema em questão. Não foram observadas associações significativas entre o uso de alguma estratégia e a importância atribuída pelos pais à participação doméstica das crianças ou à satisfação com a participação. Por outro lado, o nível de satisfação dos pais foi associado significativamente com o uso de estratégias positivas. Cuidadores podem basear suas escolhas de estratégias a partir de sua satisfação com o desempenho da criança. No entanto outros fatores não investigados nesse estudo, tanto relacionados ao diagnóstico de TDAH quanto às características dos pais podem ser importantes para determinar o uso ou não de estratégias em casa. Dessa forma, é importante instruir os pais na utilização de estratégias adequadas considerando características da condição de saúde da criança e que se ajustem também às expectativas de seus cuidadores em relação a participação doméstica.
Abstract: The household environment is a context of reference to children and may be informative about interventions with children and adolescents with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). This disorder is treated with psychostimulants that seems efficient to decrease symptoms and improve academic performance. However, changes related to home context are not outcomes usually assessed and little is known about how families adapt to the challenges found in the home routine and strategies used. The aim of this dissertation was to investigate the household participation of children and adolescents with ADHD. To better answer investigative questions were raised, three studies were developed. The first study (presented as article 1) was an integrative review where was investigated the scientific knowledge about the household participation of children and adolescents with ADHD and discussed about potential implications for clinical practice. The second study (presented as article 2) aims to investigate associated factors to changes in performance of household tasks and assistance provided by caregivers of children with ADHD in treatment. Some factors were investigated for their importance in child development as parental styles and maternal psychiatric symptoms. The third (presented as article 3) investigated what strategies were used by the caregivers to support the participation of their children at home and classified the strategies as negative or positive. Also was investigated the associations between use of strategies and values and beliefs of parents related to domestic participation: importance attributed by caregivers and their satisfaction with child participation. Both studies (study 2 and 3) assessed children participation from the perspective of their caregivers using the Children Helping Out: Responsibilities, Expectations and Supports(CHORES). The article 2 count with information of 51 caregivers of children and adolescent with ADHD (6 to 14 years old) followed up for one year of pharmacological treatment while the article 3 included 100 caregivers of children with ADHD. In Article 1, five articles were included in a review of literature, showing the theme in question is still incipient. The lack of generalization of the results is an important limitation; however, this may be an unrealistic expectation in a clinical context, since ADHD is a heterogeneous health condition and considering all existing sociocultural diversity and families studied. More investigations are necessary to broad the knowledge about the profile of participation this population because other factors, are not explored, could influence the engagement of children in household tasks. In article 2, the changes of household participation of children with ADHD were significate showing increase of number of tasks performed as well as decrease in assistance provided by caregivers after sixteen months of pharmacological treatment. Maternal symptoms of ADHD and authoritarian parental style were predictive of changes in household task participation of children. For ADHD children in treatment, maternal psychological characteristics and styles and dimensions of parents had an impact in functional outcomes, emphasizing the importance of assess and approach family characteristics to improve the family environment and guide effective practices to this population. In article 3, was identified most families used any strategy at home to promote household task participation of children, although they use more negatives (i.e. punishment, treats) rather than positive strategies (i.e. praise, rewards). In context of ADHD, the kind of strategy used can have a significant impact in a familiar dynamic as well as to kid, explaining the relevance of this topic. There were no significant associations between the use of any strategy and the importance attributed by parents to children's household participation and satisfaction with participation. On the other hand, the level of satisfaction of parents was associated significantly with the use of positive strategies. Caregivers can base their choices of strategies on their satisfaction with performance of children. However, other factors not investigated in this study, as regarding to ADHD diagnosis as features of parents can be important to determinate the use or not of strategies at home. In turn, is important instruct parents to use appropriated strategies considering features of health condition of children and that also meet expectations of their caregivers regarding the household participation.
Subject: Deficiências do desenvolvimento
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Serviços domésticos
Aprendizagem
Pessoas com deficiência mental
Poder familiar
Cuidados intermitentes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AM8R8B
Issue Date: 30-Jan-2017
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