Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2PUV
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Ensino da Arte na Educação Infantil para crianças de 2 e 3 anos |
Authors: | Ingrid Leal Swerts |
First Advisor: | Fabiana de Lucca Munaie |
First Referee: | Maria do Ceu Diel de Oliveira |
Abstract: | Considerando-se o Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil ainda desvalorizado, mesmo sendo definido como integrante da Educação Básica pela LDB de 1996, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: Qual a função das aulas de Artes Visuais para as crianças de 2 e 3 anos? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que a arte é muitas vezes considerada como valor secundário, pouco importante na formação do ser humano e inferior a outras áreas do conhecimento. O estudo tem por objetivo analisar o Ensino de Arte em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Alfenas, Minas Gerais; mostrar suas consequências neste contexto específico; relatar os desafios encontrados na realidade e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utilizou uma aula cujo tema tratou das cores, observações informais e registros fotográficos. Constatou-se que o ensino de artes é imprescindível, assim como as demais áreas do conhecimento, para o desenvolvimento de indivíduos críticos e independindependentes, pois estimula a expressão de sentimentos e a interação com o mundo. |
Subject: | Artes |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2PUV |
Issue Date: | 16-Apr-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografiaingridfinal_2.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.