Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2PUV
Type: Monografias de Especialização
Title: Ensino da Arte na Educação Infantil para crianças de 2 e 3 anos
Authors: Ingrid Leal Swerts
First Advisor: Fabiana de Lucca Munaie
First Referee: Maria do Ceu Diel de Oliveira
Abstract: Considerando-se o Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil ainda desvalorizado, mesmo sendo definido como integrante da Educação Básica pela LDB de 1996, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: Qual a função das aulas de Artes Visuais para as crianças de 2 e 3 anos? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que a arte é muitas vezes considerada como valor secundário, pouco importante na formação do ser humano e inferior a outras áreas do conhecimento. O estudo tem por objetivo analisar o Ensino de Arte em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Alfenas, Minas Gerais; mostrar suas consequências neste contexto específico; relatar os desafios encontrados na realidade e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utilizou uma aula cujo tema tratou das cores, observações informais e registros fotográficos. Constatou-se que o ensino de artes é imprescindível, assim como as demais áreas do conhecimento, para o desenvolvimento de indivíduos críticos e independindependentes, pois estimula a expressão de sentimentos e a interação com o mundo.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2PUV
Issue Date: 16-Apr-2016
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografiaingridfinal_2.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.